Câmara de São Bento do Sul aprova projetos e discute criação de novos cargos
A sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, realizada nesta terça-feira (24), foi marcada pela aprovação de projetos de lei, análise de propostas e manifestações dos parlamentares durante a Palavra Livre.
Entre os destaques, dois projetos do Executivo foram aprovados. O primeiro, o Projeto de Lei nº 207/2026, autoriza o município de São Bento do Sul a transferir, por doação, veículos ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Os bens — um caminhão Scania 2019/2020 e um reboque M. Amaral 2009/2009 — já eram utilizados pela corporação por meio de convênio, e agora passam a integrar oficialmente a frota dos bombeiros.
A vereadora Terezinha Dybas, líder de governo, destacou a importância da medida. “É importante mantermos o Corpo de Bombeiros bem equipado, pois eles são muito rápidos em nos atender”, afirmou.
Outro projeto aprovado por unanimidade foi o nº 208/2026, que trata da desafetação de imóveis públicos pertencentes ao patrimônio municipal. Segundo a Administração, três imóveis — dois no bairro Serra Alta e um no bairro Colonial — foram considerados inservíveis para a implantação de serviços públicos e poderão ser leiloados futuramente, revertendo-se em recursos para o município.
Além disso, o Projeto de Lei nº 213/2026 passou pela primeira discussão. A proposta prevê a criação de novos cargos e ampliação de vagas no quadro de servidores efetivos, incluindo a criação do cargo de engenheiro eletricista para atender demandas das secretarias de Planejamento e Urbanismo e Obras, especialmente na área de iluminação pública. Também está prevista a ampliação de vagas para engenheiro civil e arquiteto e urbanista.
De acordo com Terezinha Dybas, a criação do cargo de engenheiro eletricista visa reduzir custos com contratações terceirizadas. O vereador Rodrigo Vargas também se manifestou favorável à proposta, destacando a necessidade de reforçar a equipe diante do aumento das demandas municipais.
A sessão contou ainda com a participação dos vereadores Diego Niespodzinski, Cátia Friedrich, Gilmar Pollum, Zuleica Voltolini, Rodrigo Vargas e Vilson da Silva durante a Palavra Livre.


