
Primeiro lote de pagamento começa na segunda-feira (26) e termina em 6 de junho
Os aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos realizados por entidades associativas no pagamento do INSS em abril começarão a ser ressarcidos a partir desta segunda-feira (26). O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que cerca de R$ 292 milhões serão devolvidos aos beneficiários.
Em nota divulgada na última sexta-feira (23), o INSS explicou que suspendeu todos os descontos dessa natureza no final de abril. No entanto, como a folha de pagamento já estava processada, os débitos foram efetivados nos benefícios pagos entre os dias 24 de abril e 8 de maio.
O instituto esclareceu que não repassou os valores às entidades e, por isso, fará a devolução diretamente aos segurados, junto com o pagamento regular dos benefícios. Não é necessário que os beneficiários realizem qualquer solicitação ou procedimento para receber a restituição.
Como consultar se você será ressarcido?
Os aposentados e pensionistas podem verificar se foram afetados pelos descontos indevidos por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Cronograma de ressarcimento
O pagamento seguirá o mesmo calendário do INSS, conforme o número final do benefício, antes do traço:
Para benefícios de até um salário mínimo:
- Final 1: 26 de maio
- Final 2: 27 de maio
- Final 3: 28 de maio
- Final 4: 29 de maio
- Final 5: 30 de maio
- Final 6: 2 de junho
- Final 7: 3 de junho
- Final 8: 4 de junho
- Final 9: 5 de junho
- Final 0: 6 de junho
Para benefícios acima de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 2 de junho
- Finais 2 e 7: 3 de junho
- Finais 3 e 8: 4 de junho
- Finais 4 e 9: 5 de junho
- Finais 5 e 0: 6 de junho
O que fazer em caso de descontos anteriores?
Se houver dúvidas sobre descontos realizados em meses anteriores, os beneficiários devem acessar o aplicativo Meu INSS ou ligar para o número 135, podendo confirmar ou contestar as cobranças.
O INSS reforçou que, caso sejam identificados outros descontos irregulares, os segurados podem registrar reclamação formal para que seja feita a devida apuração e eventual ressarcimento.
Com informações da Agência Brasil.


Facebook Comments
Gripe aviária: Brasil confirma dois focos e investiga seis casos
O ministro ressalta que o sistema brasileiro é tido como o melhor do mundo. "É assim que a gente vai superar esse momento difícil e voltar à normalidade o mais rápido possível”.