🗳️ Morador do Bairro Schramm apresenta demandas em sessão da Câmara de São Bento do Sul

🗳️ Morador do Bairro Schramm apresenta demandas em sessão da Câmara de São Bento do Sul

- in São Bento do Sul
350
0

📅 20/05/2025 | Ano 8 – SBS Online✍️ Redação | Editoria: Política

A sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta terça-feira (20) foi marcada por debates sobre projetos do Executivo e Legislativo, uma sessão extraordinária e a participação de morador na Tribuna Popular. O encontro também contou com a presença de representantes da Prefeitura para esclarecimentos técnicos.

📌 Tribuna Popular com voz ativa da comunidade
Genival Lima Alves, representante da Associação de Moradores do Bairro Schramm, usou a Tribuna Popular para relatar as carências , que conta com cerca de 5 mil habitantes. Entre os principais apontamentos estavam a falta de infraestrutura básica, como parquinho, praça, posto de saúde e creche.

“Você acha normal e aceitável que um bairro com quase 5 mil habitantes não tenha um parquinho, uma praça, um posto de saúde, uma creche?”, questionou Genival aos parlamentares.

Ele também relatou problemas de segurança, como a ausência de calçadas nas imediações da escola Henrique Schwarz, obrigando os pedestres a transitarem pela via. Outro ponto crítico apontado foi o histórico de alagamentos no bairro. “Mesmo com pouca chuva, a rua já enche. Peço encarecidamente que olhem com carinho, porque esse é um problema antigo”, reforçou.

📋 Projetos em discussão e aprovação
O projeto de lei nº 42/2025, que trata dos critérios para movimentações de terra no município, foi aprovado em segunda votação com emenda apresentada pelo vereador Gilmar Pollum, determinando a instalação de placas informativas nos locais de obras para garantir transparência. Antes da votação, o projeto foi esclarecido por representantes da Prefeitura, incluindo a assessora jurídica Maiane Miranda e o secretário de Planejamento e Urbanismo, Bruno Seefeld.

Também foi aprovado em segunda discussão o projeto de lei nº 64/2025, que cria oficialmente a Ouvidoria Geral do Município. Segundo o vereador Joelmir Bogo, a regulamentação é necessária para atender exigência do Tribunal de Contas e fortalecer juridicamente o órgão, hoje vinculado à Secretaria de Administração. A vereadora Terezinha Dybas lembrou que a formalização da ouvidoria garante a manutenção do selo diamante de transparência concedido ao Executivo.

Outros oito projetos entraram em primeira discussão, entre eles o PL nº 21/2025, de autoria da vereadora Cátia Friedrich, que propõe a Semana da Mãe Atípica em São Bento do Sul. A proposta busca dar visibilidade às mães de filhos com deficiências, transtornos ou condições de desenvolvimento atípico, incentivando ações voltadas ao tema nas áreas da saúde, educação e assistência social.

⚠️ Devido ao tempo prolongado da sessão, a Palavra Livre foi suspensa.

📌 Acompanhe as sessões da Câmara e participe! A Tribuna Popular segue como espaço aberto para a população expressar suas demandas diretamente aos vereadores.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Aposta de Canoinhas fatura R$136 mil na mega sena

🎰 Resultado da Mega-Sena – Concurso 2865 (20/05/2025)Redação