Ônibus que tombou em serra de SC estava com freios em ‘condição insatisfatória’, aponta perícia

Ônibus que tombou em serra de SC estava com freios em ‘condição insatisfatória’, aponta perícia

- in São Bento do Sul
576
Comentários desativados em Ônibus que tombou em serra de SC estava com freios em ‘condição insatisfatória’, aponta perícia

Problema pode ter causado superaquecimento no sistema de freios dianteiro e contribuído para acidente grave em Joinville

Os freios do ônibus que tombou na Serra Dona Francisca, em Joinville, estavam em ‘condição insatisfatória’ no momento do acidente, em 26 de janeiro. A perícia apontou que a situação pode ter contribuído para o acidente e causado um superaquecimento.

Ônibus que tombou na Serra Dona Francisca em Joinville (SC)Ônibus que tombou em serra de SC estava com freios em ‘condição insatisfatória’ –

A perícia realizada pela Polícia Científica comprovou que as lonas dos freios traseiros estavam desgastadas. De acordo com o delegado Rodrigo Bueno Gusso, a situação pode ter comprometido a capacidade do veículo. “Inclusive com eventual superaquecimento no sistema de freio dianteiro”, afirmou.

Segundo a PMRv (Polícia Militar Rodoviária), também foi verificado que o condutor não possuía curso de transporte de passageiros e estava com o exame toxicológico vencido. Além disso, o cronotacógrafo do veículo estava sem o disco, o que impede a comprovação do período de descanso do motorista.

Ainda não havia autorização por parte do poder público para a realização de transporte remunerado dos passageiros. No local do acidente, a PMRv solicitou as documentações necessárias ao proprietário da empresa de excursão, o que não foi apresentado até o registro da ocorrência.

O dano nos freios, no entanto, é o único apontado pela perícia como um fator relevante que pode ter contribuído para o acidente do ônibus que levava 46 passageiros de Canoinhas ao Beto Carrero, em Penha

o representante da Viação Canoinhas, Robson Kotkoski, afirmou que a empresa ainda não recebeu o laudo pericial. A Viação se posicionará assim que obtiver as informações completas da polícia.

Relembre acidente do ônibus que tombou na Serra Dona Francisca

O acidente do ônibus de excursão aconteceu por volta das 7h30 do dia 26 de janeiro de 2025, na Serra Dona Francisca, em Joinville, no Norte catarinense.

O veículo havia saído de Canoinhas às 3h30 com destino a Penha. O passageiro Cristian Júnior Selbino da Costa Machado, de 18 anos, contou à equipe da NDTV Record que o ônibus já apresentava problemas mecânicos ainda no município de Três Barras.

Apesar das falhas, a viagem seguiu até que os freios começaram a falhar, principalmente durante a descida da serra. “Quando percebemos que o ônibus estava muito rápido, eu firmei o cinto”, disse Cristian.

Pouco depois, o veículo entrou em uma curva acentuada, momento em que muitos passageiros, que não usavam cinto de segurança, segundo ele, começaram a se desesperar.

“Percebi que o ônibus começou a virar demais. Tentei me ajeitar, mas virou e capotou”, contou o jovem. Ele destacou que a falta de cintos de segurança agravou ainda mais os ferimentos. “Muita gente caiu em cima das outras,” afirmou. “Quando todo mundo começou a se acalmar, eu soltei o cinto para ajudar”, relatou.

Facebook Comments

You may also like

Falecimento: WILSON VALMOR LINGNER

🕊️ NOTA DE FALECIMENTO 🕊️ A Funerária Plano