A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, tem se destacado na modernização dos processos de análise de viabilidades, resultando em uma significativa redução no tempo de abertura de empresas. Com a transição de um sistema manual para um sistema automatizado, o município conseguiu superar desafios importantes e alcançar resultados que colocam São Bento do Sul entre os destaques em eficiência no estado de Santa Catarina.
De processos manuais à automação inteligente
Foi iniciado o trabalho de automação com a atualização da Lei de Liberdade Econômica, publicada em 2022, quando a análise de viabilidades em São Bento do Sul ainda era realizada de forma totalmente manual, demandando tempo e recursos que faziam com que o tempo médio de abertura de empresas utilizasse em média quatro dias, ou seja, próximo de 192 horas. Com a implantação do novo módulo integrador e automatizado via IPM Sistemas, o Município deu um salto em eficiência.
A nova ferramenta está sendo adaptada para atender às demandas do Novo Plano Diretor Municipal, integrando mais de 200 mil regras que contemplam as exigências das legislações municipal, estadual e federal. Essa automação permite que o sistema analise de forma completa e sem fator de intervenção humana o cruzamento de fatores como uso e ocupação do solo, porte e atividade da empresa, oferecendo respostas rápidas e totalmente alinhadas às normas vigentes. O resultado é uma redução drástica no tempo de análise e maior agilidade para os empreendedores iniciarem seus negócios.
Entre as melhores do estado
Dados do Painel Mapa de Empresas, do Governo Federal, mostram que a média estadual de Santa Catarina para análise de viabilidades é de 24 horas, referente até novembro de 2024. São Bento do Sul apresentou um tempo médio de duas horas em novembro de 2024, posicionando-se muito abaixo da média estadual e demonstrando eficiência superior a muitos outros municípios, estando entre os melhores desempenhos catarinenses. Além disso, através de relatórios internos o sistema já registra casos em que a análise é concluída em menos de 1 minuto.
Benefícios para o empreendedor e o Município
Com a automação, os empreendedores passam a ter um processo mais ágil e confiável para iniciar seus negócios, enquanto o município garante segurança jurídica e transparência. A redução da burocracia favorece diretamente o ambiente de negócios, atraindo novos investimentos e promovendo o desenvolvimento econômico local.
Perspectivas para o futuro
Embora os resultados já sejam expressivos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo continua trabalhando para automatizar e unificar outros processos essenciais. “Estamos empenhados em otimizar ainda mais nossos serviços. Nosso objetivo é consolidar São Bento do Sul como referência em eficiência e modernização, fortalecendo o empreendedorismo e impulsionando o crescimento econômico da cidade”, destacou a Secretária Andréa Tamanine.
Com essas melhorias, São Bento do Sul reafirma seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável, destacando-se como um município que valoriza o empreendedorismo e a geração de oportunidades.
Fonte: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/mapa-de-empresas/painel-mapa-de-empresas e relatórios internos.
Facebook Comments
Ação rápida da Polícia Militar resulta na prisão de homens por furto de fios de telefonia
Prisões aconteceram em São Bento do Sule Rio Negrinho vários homens, vestidos com uniformes semelhantes aos utilizados pela empresa Celesc e outras empresas de telecomunicações, estavam realizando o furto.