Na sessão desta segunda-feira (9), a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul tratou de temas que abrangem o desenvolvimento urbano, ajustes orçamentários, investimentos sociais e homenagens importantes. Todas as propostas em segunda discussão foram aprovadas por unanimidade, enquanto as matérias em primeira discussão retornam para apreciação na próxima quinta-feira (12).
Logo no início, foram entregues duas moções de aplausos. Uma delas homenageou o músico José Sluminski, reconhecendo suas mais de seis décadas dedicadas à música e sua inestimável contribuição cultural ao município. A proposta foi da vereadora Carla Hofmann, assinada também pelas vereadoras Karen Lili Fechner, Terezinha Dybas e Zuleica Voltolini.
A outra teve como destinatária a Banda Marcial Baselisse, que celebra 35 anos de fundação, destacando seu trabalho na formação de novos talentos e na preservação da tradição musical local. A homenagem foi proposta pela vereadora Zuleica Voltolini.
Nas matérias aprovadas em segunda discussão, ganha relevância a criação de um fundo voltado ao desenvolvimento urbano, assegurando um crescimento ordenado da cidade. Também foram regulamentadas as formas de transferência e outorga do direito de construir, buscando equilíbrio no planejamento urbano. Ajustes no orçamento de 2024 também foram aprovados.
Em reconhecimento à trajetória de moradores que contribuíram para a história local, unidades de saúde da família e servidões de passagem receberam novas denominações: a ESF 12 passa a se chamar Alvacir Moraes, a ESF 01 recebe o nome de Catarina “Kátia” Ribeiro da Silva, enquanto servidões de passagem passam a homenagear Colônia Ouro Verde, José Wiecinowsky e Regina Dums.
Em primeira discussão, o Legislativo analisou propostas que incluem a revogação de trechos de uma legislação antiga, assim como a abertura de créditos e suplementações orçamentárias.
O Fundo Municipal para a Infância e Adolescência (FIA) poderá destinar recursos à APAE de São Bento do Sul, à Associação Titãs de Artes Marciais, às Associações de Pais e Professores dos centros de educação infantil Sonho Meu, Vereador Silvio Ivens Grossl, Pingo de Gente e Peter Pan, das escolas Presidente Castelo Branco, Baselisse Carvalho Ramos Virmond e Prefeito Antônio Treml, além da Associação de Adolescentes que Amam a Deus (ADAD São Bento do Sul) e do Centro de Recuperação Nova Esperança (CERENE).
Também está em pauta o reconhecimento de utilidade pública da Orquestra São Bento do Sul, além da homenagem a Evelyn Baukat Sabino, cujo nome será atribuído à ESF 03.
Votação eletrônica
Nesta segunda-feira (9), também foi implantado o novo sistema de votação eletrônica. A iniciativa faz parte do projeto “Câmara sem Papel”, que busca otimizar os trabalhos legislativos, promovendo mais agilidade, transparência e sustentabilidade.
Além da votação eletrônica, o projeto contempla outras inovações significativas, como o envio das atas das sessões diretamente por e-mail aos vereadores, garantindo acesso rápido e eficiente às informações. Para o público presente no plenário, foram disponibilizados QR Codes que permitem acessar digitalmente informações, como a pauta do dia.
Facebook Comments
Falecimento: JOÃO MARIA DA SILVA RIBEIRO
NOTA DE FALECIMENTO Funerária SÃO BENTO E PLANO LEIER comunicam o falecimento