

Joinville teve ruas alagadas e registrou cerca de 120mm de chuva nas últimas 12 horas- Foto: Coredec/Joinville
Santa Catarina enfrenta episódios de chuva intensa em quase todo estado, neste sábado, 7, que já causaram alagamentos, enxurradas e inundações em várias regiões do estado. Nas primeiras horas da manhã, o município de Bom Retiro registrou danos significativos, com 50 residências afetadas e cerca de 200 pessoas impactadas pelas enxurradas, embora não haja registro de vítimas. O município de Joinville também registrou enxurrada , muitos bairros ficaram alagados, nas últimas 12 horas foram registrados 120 mm em toda a região.
Outros municípios, como Xanxerê e Dionísio Cerqueira, também enfrentaram alagamentos pontuais. A instabilidade meteorológica é provocada por uma frente fria semi-estacionária, que mantém a previsão de chuvas intensas até segunda-feira, 9, com riscos elevados para deslizamentos e alagamentos.
De acordo com a Secretaria da Proteção e Defesa Civil estadual, os acumulados de chuva devem variar entre 200mm e 250mm nas regiões mais afetadas, como Extremo Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, o que representa um risco alto para deslizamentos e inundações. Já no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, os volumes esperados são menores, entre 60mm e 80mm, com picos pontuais de até 100mm, resultando em risco moderado para alagamentos e deslizamentos.
Em São Bento do Sul
Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras, Corpo de Bombeiros e outros órgãos de proteção estão mobilizadas para atender às ocorrências, incluindo quedas de árvores, deslizamentos de barreiras e alagamentos em diversos pontos da cidade.
Por volta das 13h53, uma árvore foi removida da rua Fernando Hubl, próxima à Estrada Schramm.
A administração municipal solicita que a população evite transitar por áreas com risco de alagamentos e deslizamentos de terra, priorizando a segurança. Em caso de emergências, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 ou (47) 3634-1055, enviar mensagens pelo WhatsApp (47) 99112-9666, ou ligar para o Corpo de Bombeiros no 193.

As chuvas devem continuar ao longo do sábado, com períodos de maior intensidade, e somente a partir de terça-feira, 10, é esperado um alívio nas condições climáticas, com a dissipação gradual do sistema frontal.
A Defesa Civil estadual reforça o alerta à população para que evite áreas alagadas, encostas e locais próximos a rios. Qualquer sinal de trincas no solo ou nas paredes, inclinação de árvores e rachaduras deve ser imediatamente comunicado às autoridades locais. Em caso de emergência, a população pode acionar o 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, além de acompanhar as atualizações em tempo real pelos canais oficiais da Defesa Civil.



Facebook Comments
Quem eram os motoristas que morreram atropelados após descerem de veículos
Os motoristas Edilson Adriano, de 52 anos, e Daniel Preisler, de 39 anos, desceram de seus veículos após uma colisão, quando foram atropelados por uma motocicleta