
Visita evidenciou estrutura moderna, ações de ressocialização e protagonismo da gestão da unidade prisional.
Nesta quarta-feira (14), o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) 342 Unificado, Luiz Carlos Ribeiro, visitou a Penitenciária Industrial de São Bento do Sul, localizada no bairro Lençol. O portal SBS Online acompanhou a visita, que teve como objetivo conhecer a estrutura da nova unidade e fortalecer parcerias com a comunidade.
Ribeiro foi recebido pelo diretor da penitenciária, Leo da Silva Feliciano, que conduziu a visita pelos diversos setores do presídio. Atualmente, 17 detentos já estão alocados na unidade, e a expectativa é de ampliação gradual nos próximos meses.
👏 Destaque para a atuação do diretor
Durante a visita, o presidente do Conseg fez questão de ressaltar a atuação proativa e transparente do diretor Leo Feliciano, destacando sua receptividade e empenho. “Desde o primeiro contato, o diretor se mostrou acessível, organizando horários e oferecendo total abertura para a visitação. Só temos a agradecer sua dedicação em apresentar todos os setores deste importante empreendimento para São Bento do Sul”, afirmou Ribeiro.
Inclusive, a participação de Leo já está confirmada na próxima reunião do Conseg, onde irá detalhar os projetos e desafios da gestão da unidade prisional.
🏗️ Mudanças e melhorias no projeto
Segundo Leo Feliciano, o projeto original da penitenciária é de 2014 e, desde então, diversas alterações estruturais foram necessárias, a fim de adequar a unidade às necessidades atuais. Ele também revelou que, na próxima semana, a diretoria do Departamento de Administração Prisional (Deap) estará em São Bento do Sul para dialogar com o Ministério Público sobre as ações já realizadas, especialmente no que se refere à segurança e infraestrutura.
Além disso, está agendada uma reunião com a Associação Empresarial da cidade, com o objetivo de firmar parcerias para implantação de uma indústria no local, onde os detentos poderão trabalhar como parte do processo de ressocialização.
“São ações pontuais que estamos enfrentando com muita dedicação e em parceria com o Deap, o Governo do Estado e demais forças de segurança. A previsão é que, em até 45 dias, mais 150 presos estejam recolhidos aqui, e, em até 90 dias, mais 200 condenados possam ser transferidos para a unidade”, afirmou Feliciano.
🏢 Sobre a Penitenciária Industrial de São Bento do Sul
Com investimento de R$ 32.915.697,24, a nova penitenciária tem capacidade para abrigar 420 internos em regime fechado. A unidade possui:
- Muralha de 6 metros de altura e quatro torres de vigilância com 10 metros;
- Módulo de oficinas com 964 m² e módulo educacional com cinco salas de aula, sala de informática, biblioteca e sala dos professores;
- Setores de saúde, com consultórios médico e odontológico, enfermaria e salas de isolamento;
- Espaços para atendimento jurídico, incluindo sala da OAB, parlatórios e auditório para audiências;
- Estrutura com foco em sustentabilidade, como sistema de captação de água da chuva, aquecimento e reservatórios com capacidade para 333 mil litros.
A Penitenciária Industrial de São Bento do Sul é vista como modelo de modernidade, segurança e ressocialização, refletindo o comprometimento da atual gestão com uma política prisional mais humana e eficiente.


📷
Reportagem: Redação SBS Online
📰 Portal SBS Online – 8 Anos de Boa Informação
Facebook Comments
Suspenso edital para reforma do Mirante do Parque 23 de Setembro em São Bento do Sul
Mirante Vereador Luiz Hilgenstieler, foi inaugurado na Gestão do ex-prefeito Fernando Tureck