
São Bento do Sul | 18 de abril de 2025 – O empreendedorismo segue em alta em Santa Catarina. De janeiro a março deste ano, o estado registrou o maior número de aberturas de empresas da história, com um saldo positivo de 42.453 novos CNPJs — um crescimento de 31% em comparação com o mesmo período de 2024.
Segundo a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), esse avanço se deve à combinação de um ambiente favorável aos negócios, ações de desburocratização do Governo do Estado e ao aquecimento da economia nos setores de indústria, comércio, transportes e serviços.
Setores em destaque
O setor de transporte e armazenagem liderou a abertura de novas empresas, com um saldo de 5.943 CNPJs, seguido por:
- Atividades administrativas: 5.298
- Comércio e reparação de veículos: 5.242
- Construção: 4.293
- Indústria da transformação: 4.075
Silvio Dreveck destaca economia aquecida
“A economia de Santa Catarina está aquecida, o que aumenta a demanda principalmente no setor de serviços. Isso estimula a criação de novos negócios. Ao mesmo tempo, as micro e pequenas empresas têm registrado crescimento das vendas, o que é positivo. Com isso, a geração de empregos avança, garantindo mais oportunidades para os catarinenses”,
afirmou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
MEIs lideram o movimento
Do total de novas empresas, 36.200 são Microempreendedores Individuais (MEIs), mostrando a força do empreendedorismo de pequeno porte no estado. As empresas de responsabilidade limitada somaram 11.449 novos registros. Por outro lado, o modelo de Empresário Individual teve queda, com saldo negativo de 5.349.
Panorama geral
Em números totais, o estado registrou 83.541 aberturas e 41.088 encerramentos de empresas no primeiro trimestre de 2025.
Para o governador Jorginho Mello, os resultados refletem a força do povo catarinense e os investimentos em infraestrutura e gestão:
“Esses números refletem a força, a coragem e a determinação do nosso povo que é trabalhador. O Governo investe pesado para melhorar o ambiente de negócios, nas estradas, segurança, portos e aeroportos. Isso faz a diferença”, afirmou o governador.
Acompanhe mais notícias no SBS Online: sbsonline.com.br
Portal Regional SBS Online
Informação com credibilidade para toda a região.

