✅ São Bento do Sul sedia seminário estadual sobre Estomias e Epidermólise Bolhosa

✅ São Bento do Sul sedia seminário estadual sobre Estomias e Epidermólise Bolhosa

- in São Bento do Sul
75
0

SES abre inscrições para capacitação sobre Estomias e Epidermólise Bolhosa em São Bento do Sul

Evento ocorre nos dias 3 e 4 de junho, com inscrições abertas até 2 de junho

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove, nos dias 3 e 4 de junho, o Seminário de Capacitação na Atenção à Saúde das Pessoas com Estomias e Epidermólise Bolhosa, em São Bento do Sul. O evento tem como objetivo orientar e capacitar profissionais que atuam no atendimento de cerca de 6 mil pacientes com essas condições em Santa Catarina.

As inscrições estão abertas até o dia 2 de junho e podem ser realizadas no site da Escola do Legislativo: eventos-escola.alesc.sc.gov.br.

O seminário será realizado na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, localizada na Rua Vigando Kock, 100 – Centro – São Bento do Sul, com início às 7h30 em ambos os dias.

Público-alvo

A capacitação é direcionada a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, acadêmicos de medicina e enfermagem, além de profissionais das Gerências Regionais de Saúde e da rede hospitalar que atuam na atenção primária ou nos hospitais do Estado.

O evento é promovido em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Entenda as condições

Estomia é uma cirurgia que cria um orifício na parede abdominal ou na traqueia, permitindo a eliminação de fezes, urina, auxiliando na respiração ou na alimentação, de forma provisória ou definitiva, proporcionando maior qualidade de vida aos pacientes.

Santa Catarina é referência nacional: é o único estado que oferece insumos padronizados para reabilitação fonatória e pulmonar. Atualmente, são 5.867 pacientes cadastrados, sendo 5.577 com estomias intestinais e urinárias e 290 com estomias respiratórias.

Já a Epidermólise Bolhosa é uma doença genética rara, que causa bolhas na pele após pequenos atritos ou traumas, aparecendo geralmente no nascimento. Para atender esses pacientes, o Estado criou o programa “SC Cuidando das Borboletas”, que completou um ano de atuação em fevereiro e oferece atendimento pelo SUS, além de insumos gratuitos. Santa Catarina foi o primeiro estado brasileiro a implementar um programa específico para a doença.

Serviço

  • O quê: Seminário de Capacitação na Atenção à Saúde das Pessoas com Estomias e Epidermólise Bolhosa
  • Quando: 3 e 4 de junho de 2025, a partir das 7h30
  • Onde: Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento – Rua Vigando Kock, 100 – Centro – São Bento do Sul
  • Inscrições: até 2 de junho, pelo site da Escola do Legislativo

Mais informações

Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde


Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Criança de 2 anos perde parte do dedo após atendimento desastroso em hospital de SC

Enquanto aguarda a cirurgia, a família busca na Justiça respostas e responsabilização por um episódio que, segundo eles, poderia ter sido evitado.