Vivências Rurais quer estruturar o Turismo de Base Comunitária na região

Vivências Rurais quer estruturar o Turismo de Base Comunitária na região

- in São Bento do Sul
384
Comentários desativados em Vivências Rurais quer estruturar o Turismo de Base Comunitária na região

O projeto Vivências Rurais é uma nova iniciativa que busca estruturar o Turismo de Base Comunitária na região  Destinos do Quiriri, que envolve os municípios de Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul, em Santa Catarina, com o objetivo de promover uma integração maior entre os visitantes e a cultura local

Sob a coordenação de Luiza da Silva, turismóloga com vasta experiência em turismo e desenvolvimento regional, o projeto visa destacar os produtos com Indicação Geográfica (IG) da área, ligados à sociobiodiversidade. “Nosso objetivo é evidenciar a singularidade e a qualidade dos produtos locais, ao mesmo tempo em que oferecemos aos turistas experiências autênticas que contribuem para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais”, explica Luiza.

O projeto tem como foco não apenas a valorização dos produtos, mas também a preparação das pequenas propriedades rurais para receberem turistas interessados em aprender sobre o processo produtivo e a cultura que envolve esses itens.

Com o apoio da Fundação Grupo Boticário, o Vivências Rurais pretende também reforçar práticas de conservação ambiental e sustentabilidade.

A Indicação Geográfica é um elemento chave nesse processo, pois confere aos produtos locais um reconhecimento que valoriza a região e as técnicas tradicionais de produção.

Para engajar a comunidade e os interessados no projeto, estão programadas apresentações do Vivências Rurais: uma no dia 18 de março, às 19h, no Recanto Água Doce em São Bento do Sul, durante a Assembleia dos Apicultores, e outra no dia 22 de março, às 9h, na Cooperativa de Erva-Mate de Campo Alegre, coincidindo com a Assembleia dos Produtores de Erva-Mate.

“Queremos que o Vivências Rurais seja um catalisador para o turismo responsável e para o fortalecimento econômico das comunidades locais, através da valorização de seus produtos e tradições”, afirma Luiza da Silva. 

O projeto representa um passo importante na promoção do Turismo de Base Comunitária na região, oferecendo uma alternativa sustentável e enriquecedora tanto para os visitantes quanto para os moradores locais. É possível saber mais sobre o projeto no www.instagram.com/vivencias.rurais.

Facebook Comments

You may also like

Resultado Tri Mania 14 04

Resultados Bolas em Ordem CrescenteBuscar 1º SORTEIO R$