Vigilância divulga dados sobre acidentes de trabalho no Município

Vigilância divulga dados sobre acidentes de trabalho no Município

- in Piên
221
0

A Vigilância em Saúde do Trabalhador de Piên divulgou um balanço do número de acidentes de trabalho ocorridos no Município neste ano. De acordo com o levantamento, de janeiro a novembro foram contabilizados, no total, 239 acidentes, sendo 26 deles considerados graves.

De acordo com o Técnico de Segurança do Trabalho da Vigilância em Saúde do Trabalhador do Município, Roberto Santos Junior, os dados são preocupantes. “A cada nove acidentes, um é grave, pois ocorre fratura, queimadura, amputação parcial de membro ou óbito”, explica o profissional.

Em comparação ao ano de 2017, a quantidade de acidentes no período diminuiu, no entanto, o número de acidentes graves aumentou. No ano passado, foram 244 acidentes no total, sendo 15 graves. O levantamento mostra ainda que as mulheres são as que menos se acidentam, sendo vítimas de, em média, 20% do total de acidentes registrados nos dois últimos anos no Município.

Por setor
A Indústria da Transformação é onde mais ocorrem os acidentes, com 51% do total registrado, com 17 acidentes graves, incluindo um óbito. Na Construção Civil, um dos mais ramos mais perigosos, a cada três acidentes, um é grave. “Há casos em que, em um dia estamos na obra passando orientações de segurança e no outro, o acidente acontece, principalmente quando se trata de trabalho em altura”, observa o técnico. No ramo da agricultura, houve um acidente grave, sem contar as intoxicações exógenas, que são aquelas causadas pelo uso de agrotóxicos e pela folha verde do Tabaco.

O Técnico em Segurança do Trabalho destaca a importância da união do poder público, do setor privado e dos trabalhadores no combate aos acidentes. “É preciso trabalhar em conjunto, pois, independentemente do ramo de atividade, do tamanho da empresa e do vínculo empregatício, os acidentes acontecem, e existe a obrigação de garantir a segurança e a saúde de todos. A Vigilância em Saúde, o Ministério Público do Trabalho, o Centro Estadual de Saúde do Trabalhador e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador trabalham em conjunto, e em 2019 diversas ações serão realizadas, visando garantir a prevenção e proteção à saúde dos trabalhadores do Município”, finaliza Roberto.

A Vigilância em Saúde de Piên fica localizada na Rua Bahia, número 223, no Centro. Para mais informações, visite a sede ou ligue para os números (41) 3632-1378 ou (41) 3632-2009.

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Piên terá eleição suplementar para prefeito e vice

As eleições foram convocadas devido aos falecimentos do