Vacinação para idosos com mais de 80 anos e profissionais de saúde

Vacinação para idosos com mais de 80 anos e profissionais de saúde

- in São Bento do Sul
294
0

São Bento do Sul recebeu mais um lote com 621 doses de vacina contra a Covid-19, na sexta-feira à noite (26). Seguindo o Plano Nacional de Vacinação, os imunizantes serão aplicados nos idosos de 80 a 84 anos, nos idosos de 85 a 89 anos e nos profissionais de saúde com mais de 50 anos que ainda estão na ativa. Para receber a dose, estes grupos devem, primeiro, fazer um cadastramento. Com o agendamento é possível atender a todos, evitando aglomerações.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Cristiane Jantsch Sestren, com o novo lote recebido serão imunizados 176 idosos cadastrados de 80 a 84 anos, de um total de 502 nesta faixa etária; 351 idosos de 85 a 89 anos, concluindo assim a imunização nesta faixa etária; e 94 doses para continuação da vacinação dos profissionais da saúde, agora contemplados com idade de 50 anos ou mais.

O programa de imunização prossegue durante esta semana com equipes da Secretaria de Saúde e uma dificuldade encontrada pelas equipes da Secretaria de Saúde é quanto aos cadastros desatualizados de muitos idosos. “Em diversos casos foi tentado contato via telefone, mas nem sempre é possível conversar com as pessoas, seja por telefones desligados, números errados, por não atender, ou até mesmo com residências visitadas vazias, por conta de mudanças. Há também casos de endereços inexistentes. Por isso, cerca de 40% dos cadastrados não foram localizados”, relata Cristiane.

Por isso, é solicitado aos idosos com 80 anos ou mais que ainda não foram imunizados para que entrem em contato com a secretaria para agendar a aplicação da dose. O telefone para contato é o 98497-7310.

Trabalhadores da área da saúde com 50 anos ou mais e que estão na ativa também podem se cadastrar para serem imunizados. Eles devem ligar para a Vigilância Sanitária, no número 3635-2228, para fazer seu cadastro e assim agendar sua vacinação.

“O agendamento serve para evitar aglomerações e garante assim, um atendimento de qualidade aos idosos. Lembrando que não é a secretaria que determina os grupos a serem imunizados. Estamos seguindo o Plano Nacional de Vacinação e todos os critérios e grupos prioritários serão respeitados. Quem não faz parte da etapa atual de vacinação, pode aguardar pois logo chegará a sua vez”, reforça.

Vacinação no Annes – Com o novo lote de imunizantes que chegou à cidade na sexta-feira à noite, a Secretaria de Saúde iniciou a vacinação de idosos a partir de 80 anos no Ginásio Annes Gualberto, mediante cadastro.

O casal Sebastião, 88 anos, e Terezinha da Silva, 81 anos, foi vacinado nesta segunda-feira (1). Eles estavam acompanhados pelo filho Paulo Roberto da Silva.

Sebastião foi imunizado na sala preparada pela Secretaria de Saúde, dentro do ginásio Annes Gualberto. Já Terezinha, por ter dificuldades na locomoção, foi vacinada pela profissional dentro do veículo. “Eles são fortes pela idade que têm, mas ficamos mais tranquilos agora”, disse Paulo.

Entenda – Neste momento estão sendo vacinados os idosos entre 80 e 84 anos, e idosos de 85 a 89 anos, os quais deverão agendar a imunização pelo telefone 98497-7310.

Os profissionais de saúde com 50 anos ou mais e que estão na ativa também podem se cadastrar para receber a vacina. O cadastro pode ser feito na Vigilância Sanitária, no número 3635-2228.

Se você não está nesta faixa etária, a Secretaria de Saúde solicita paciência, pois conforme as doses forem recebidas pelo município, todos serão imunizados, seguindo o Plano Nacional de Imunização.

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Covid com mas 41 casos em São Bento

Edição 388 – Boletim Oficial Diário Sobre Coronavírus