Vacinação da Covid-19 agora é em cinco unidades de saúde

Vacinação da Covid-19 agora é em cinco unidades de saúde

- in São Bento do Sul
145
0


A partir desta segunda-feira (6), as aplicações da vacina contra a Covid-19 serão realizadas em cinco postos de saúde de São Bento do Sul, em formato livre demanda, sem a necessidade de agendamento. A mudança ocorre por conta da desativação da Central de Vacinação, montada no ginásio Annes Gualberto.

Conforme a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Cristiane Jantsch Sestren, as unidades de saúde que estarão aplicando a primeira, a segunda e a terceira doses são: Unidade Básica de Saúde do bairro 25 de Julho, Unidade Básica Central, ESF 2 (Caic Serra Alta), ESF 3 (Centenário) e ESF 5 (Cruzeiro).

“Lembrando que a primeira dose (D1) é para toda a população de 12 anos e mais que ainda não recebeu nenhuma dose. Já a segunda dose segue o intervalo do laboratório da aplicação da D1, ou seja, Coronavac o intervalo da D1 para a D2 é 28 dias. Astrazeneca o intervalo da D1 para a D2 é 10 semanas. E a Pfizer o intervalo da D1 a D2 é 8 semanas”, explicou Cristiane.

Já a aplicação da terceira dose (dose de reforço) ocorre em toda a população de 18 anos e mais, cuja sua segunda dose foi aplicada há mais de 5 meses. “A aplicação da terceira dose está liberada para quem foi vacinado com imunizantes dos laboratórios Coronavac, Pfizer e Astrazeneca. As pessoas que foram vacinadas com a Janssen receberão a dose do mesmo laboratório, mas somente quando o município receber os imunizantes”, comentou a enfermeira.

Horários – As cinco unidades de saúde que estarão aplicando as vacinas a partir de segunda-feira (6) atenderão nos seguintes dias e horários:

Unidade de Saúde Central – de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 20h30.

Unidade Básica de Saúde do bairro 25 de Julho, ESF 2 (Caic Serra Alta), ESF 3 (Centenário) e ESF 5 (Cruzeiro) – de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas.

Homenagem – No final da tarde de quinta-feira (2) ocorreu a desativação da Central de Vacinação, montada no ginásio Annes Gualberto. Para agradecer a todos os profissionais envolvidos na vacinação e aos parceiros, a Secretaria de Saúde promoveu uma homenagem.

“Agradecemos a cada um de vocês pelo empenho, dedicação, amor, por vestirem a camisa e deixarem até mesmo os seus familiares de lado durante este processo para atender à população. Mas a vacinação continua, agora nas cinco unidades. Muito obrigada!”, destacou a secretária de Saúde, Carmen Binotto, que também recebeu uma homenagem dos profissionais e equipe.

Ao final, balões foram soltos para celebrar as 124.929 doses aplicadas na Central de Vacinação.

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode querer ler também...

Canoinhense morre em acidente grave em São Bento do Sul

Fernando deixa esposa e duas filhas, um deles uma bebê de apenas dois meses. Pelas redes sociais, dezenas de mensagens lamentam a morte trágica e precoce do amigo: