Semana começa com temporais, com chuva pontualmente intensa e volumosa, nesta segunda-feira (19)

Semana começa com temporais, com chuva pontualmente intensa e volumosa, nesta segunda-feira (19)

- in Santa Catarina
475
Comentários desativados em Semana começa com temporais, com chuva pontualmente intensa e volumosa, nesta segunda-feira (19)

No decorrer da segunda-feira (19) a instabilidade volta a ganhar força em SC, com a formação de um novo VCAN (Vórtice Ciclônico em Alto Níveis) na média atmosfera combinada ao calor e ao transporte de umidade do oceano para o continente. Desde o período da manhã já há condições para chuva e temporais isolados no Grande Oeste, que intensificam e e estendem para o restante do estado no decorrer da tarde e da noite.

Associado aos temporais são esperados chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, sobretudo do Extremo Oeste ao Litoral Norte do estado, atingindo também todo o Vale do Itajaí e parte da Grande Florianópolis. O risco é baixo nas áreas em verde e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências como destelhamentos, alagamentos e enxurradas pontuais.

A Defesa Civil ressalta que, em caso de chuvas intensas nunca transite em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado. Atenção especial também com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, pois o risco de enxurrada aumenta nestes períodos. Fique atento aos alertas emitidos e enviados pela Defesa Civil e em caso de ocorrências, ligue para a Defesa Civil Municipal através do número 199, ou Corpo de Bombeiros no 193.

Facebook Comments

You may also like

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência

Quanto aos danos e prejuízos, chegaram a 194 pessoas desalojadas, sendo 20 no município de Biguaçu, duas pessoas em Imbituba, duas pessoas desalojadas em Tubarão, 120 desalojadas em Paulo Lopes, e já em Palhoça 50 desalojados e 11  desabrigados.