Segunda edição do Juro Zero é lançada em São Bento do Sul

Segunda edição do Juro Zero é lançada em São Bento do Sul

- in São Bento do Sul
319
Comentários desativados em Segunda edição do Juro Zero é lançada em São Bento do Sul

A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, lançou oficialmente o Programa Juro Zero de 2024, apostando na grande participação dos empreendedores locais neste ano. Ele ficará disponível para a negociação até janeiro de 2025. Em 2022, na primeira edição, segundo a secretária da pasta, Andréa Tamanine, 109 pessoas foram beneficiadas com a iniciativa.

O programa tem a finalidade de tornar o crédito ao empreendedor acessível, sem necessidade de pagar juros, sendo que as duas últimas parcelas, 11ª e 12ª, relativas aos juros, serão pagas pela Prefeitura, desde que até a décima primeira parcela os valores estejam pagos em dia. Os interessados em investir no próprio negócio podem escolher as cooperativas Civia ou Sicredi para ter acesso ao crédito, com direito a consultorias gratuitas sobre educação financeira e empreendedora. 

Na edição anterior, o Juro Zero Mulher, iniciativa focada em contribuir com o empreendedorismo feminino, também foi lançado. Quase 15 mulheres foram atendidas entre março e abril no último ano. Para 2024, uma nova edição está em planejamento, visando continuar apoiando e impulsionando os negócios liderados por mulheres. 

O prefeito Antonio Tomazini comentou que o programa surgiu no período pós-pandemia, com o intuito de auxiliar os empreendedores. “Pensamos em ajudar de alguma forma esses estabelecimentos que ficaram fechados por tanto tempo durante a Covid-19. Quando a secretária Andréa me apresentou o Juro Zero, achei excelente, pois reunia o essencial. Então, com ele, tentamos compensar as perdas desse período”, disse. 

Segundo Andréa Tamanine, o programa teve diversas adesões no último ano, o que a motivou a dar um passo mais ousado: aumentar os valores de crédito. “Os Microempreendedores Individuais (MEIs) poderão receber até R$ 5 mil e as Microempresas (ME) até R$ 10 mil”, garantiu. A secretária também falou que ainda existe resistência por parte do empreendedor em utilizar o crédito, mas ela garante que o processo é seguro, útil e que, inclusive, incentiva a educação financeira. 

O Juro Zero também possui o objetivo de fomentar a economia de São Bento do Sul. O empreendedor receberá o crédito com a condição de utilizá-lo no comércio local. Ou seja, os produtos provenientes do valor liberado devem ser adquiridos somente em estabelecimentos do município. Inclusive, quem tiver interesse em fazer um novo empréstimo, deverá apresentar as notas comprovando a compra no comércio local e a participação de capacitações empreendedoras e financeiras. 

Anna Carolina Azêdo

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de São Bento do Sul

Facebook Comments

You may also like

Mobilização Municipal no Combate à Dengue é lançada

Em São Bento do Sul, já são 33 focos identificados e sete casos registrados.