Saúde faz mutirão para realizar 4 mil exames de ultrassonografia

Saúde faz mutirão para realizar 4 mil exames de ultrassonografia

- in São Bento do Sul
247
0

Atender com mais agilidade a população e reduzir a fila de espera. É com este objetivo que a Secretaria Municipal de Saúde está realizando um mutirão onde 4 mil exames de ultrassonografia foram contratados totalizando um investimento de R$ 235.477,50.

Conforme comenta o secretário de Saúde Dr. Manuel Rodrigues Del Olmo, “o nosso desejo é atender sempre melhor a população, por isso quando temos a oportunidade de investir recursos, é para a população que o fazemos”, disse.

Aliás, São Bento do Sul investe mais do que o determinado pela Constituição Federal, que é de 15% das receitas próprias do município destinados à saúde. No município, por exemplo, no ano de 2019 foram destinados pouco mais de 28% das receitas próprias à saúde.

Quanto ao investimento para este mutirão, os recursos são originários de emenda parlamentar da bancada catarinense no Congresso Nacional, e contribuirá para reduzir significativamente a fila de espera pelos exames de ultrassonografia, que tem pacientes aguardando desde o ano de 2015.

Conforme comentou a coordenadora do setor TFD – Tratamento Fora do Domicílio da Secretaria Municipal de Saúde, Evelise Grobe, “atualmente a fila de espera conta com 5954 exames a serem realizados, e com este mutirão, somados aos atendimentos normais da secretaria, os esforços serão para praticamente zerar esta fila em um prazo de seis meses”, disse.

O contrato efetivado para o mutirão foi assinado com duas clínicas locais, que evitarão inclusive o deslocamento de pacientes para Mafra, por exemplo.

Os atendimentos normais prosseguem com agendamentos em uma clínica local, no hospital de Mafra e na Unidade Central de Saúde, onde o aparelho de ultrassonografia da secretaria foi recém instalado, aparelho este que estava sem uso devido a problemas técnicos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, foram investidos mais de R$ 44 mil com recursos próprios para deixar o aparelho em funcionamento novamente.

Atendimentos no TFD

Evelise explicou que todos os pacientes da fila de espera para ultrassonografia estão sendo contatados para atualizarem seu status no sistema e para agendar seu exame, seguindo rigorosamente a ordem cronológica da fila de espera, ou seja, os que estão aguardando a mais tempo são chamados primeiro.

Inclusive todos os pacientes que possuam requisições antigas do exame, dos anos de 2015, 2016 ou 2017, poderão dirigir-se à unidade de saúde de seu bairro para atualizar seu status e agendar seu exame.

Para maiores informações os pacientes poderão entrar em contato com o setor de TFD da Secretaria Municipal de Saúde através do telefone 3631-0425.

O setor de TFD atende uma média de 3100 pacientes por mês, e devido a alta demanda, todos os pacientes que dirigirem-se diretamente para o setor terão que aguardar pelo atendimento juntamente com os pacientes de outras especialidades.

Joberth Krause – MTB 4280S

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

FEIRINHA DA ASP ESTRÉIA NO ANIVERSÁRIO DE SÃO BENTO

Haverá grande diversidade de alimentos para comercialização, como frutas, verduras, legumes, embutidos, queijos, ovos, pães, cucas, bolos, doces e outros. No lado externo da sede ocorrerá simultaneamente um feirão de veículos, além de demonstrações de adestramento de cães. O evento serána sede da ASP no próximo dia 23 aniversário de São Bento do Sul