São Bento do Sul firma protocolo que integra serviços de acolhimento institucional e familiar

São Bento do Sul firma protocolo que integra serviços de acolhimento institucional e familiar

- in São Bento do Sul
281
0

🗓 01 de julho de 2025 – 16h36
📍 Assistência Social

Na tarde desta terça-feira (1º), foi realizado no Fórum da Comarca de São Bento do Sul o ato de assinatura do Protocolo Integrado dos Serviços de Acolhimento Institucional e Familiar, um importante avanço na consolidação da rede de proteção à criança e ao adolescente no município.

O protocolo tem como objetivo organizar os fluxos de atendimento e encaminhamento entre os diversos órgãos e serviços públicos envolvidos com o acolhimento de crianças e adolescentes, seja no modelo de famílias acolhedoras ou em abrigo institucional. Além de formalizar práticas já consolidadas, o documento propõe novos fluxos que visam maior agilidade, integração e efetividade nas ações protetivas.

Participação de autoridades e instituições

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Antonio Tomazini, o promotor da Infância e Juventude Dr. Matheus Azevedo Ferreira, o juiz da Vara da Infância e Juventude Dr. Felipe Nóbrega Silva, o secretário de Saúde Marcelo Marques, o secretário de Educação Josias Terres, a secretária de Assistência Social Marina dos Santos, o coordenador regional de Educação Arnaldo Medeiros, a presidente do CMDCA Eliane Furst e o coordenador do Conselho Tutelar Laureci Lima.

Também participaram o presidente da OAB de São Bento do Sul Maurício Willemann, a presidente da Comissão de Direito e Família da OAB Daniela Gassner e o delegado regional da Polícia Civil Gil Ribas.

Construção coletiva

A elaboração do protocolo demandou um ano e meio de trabalho conjunto entre equipes técnicas e gestores das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, da Coordenadoria Regional de Educação, do Conselho Tutelar, do Ministério Público e do Poder Judiciário. A coordenação foi realizada pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Grupo de Trabalho Intersetorial do Serviço de Famílias Acolhedoras.

A secretária Marina dos Santos ressaltou a relevância da iniciativa para a rede:

“Esse documento é fruto de muitas mãos, reuniões, debates e consensos. Não se trata de um documento finalizado, mas de um material vivo, que será avaliado semestralmente e poderá ser adaptado conforme as necessidades que surgirem. O objetivo é sempre garantir o melhor atendimento possível às nossas crianças e adolescentes”.


📷 Clique para ver todas as imagens do evento.

✍️ Gabriela Weihermann – Assessoria de Imprensa

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Acidente na Kaesemodel

Motociclista foi encaminhado ao hospital com dores na perna e no braço após colisão lateral com um Fiat Siena.