SAMU de Santa Catarina atende mais de 67 mil ocorrências durante a Estação Verão

SAMU de Santa Catarina atende mais de 67 mil ocorrências durante a Estação Verão

- in Santa Catarina
281
Comentários desativados em SAMU de Santa Catarina atende mais de 67 mil ocorrências durante a Estação Verão

O verão terminou e com ele chegou ao fim a operação Estação Verão, do Governo do Estado, com ações e esforços conjuntos para otimizar os trabalhos do Estado durante a temporada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também participou da iniciativa e organizou suas equipes e trabalhos para atender de forma mais eficiente e ágil os turistas e a população.

Entre os dias 16 de dezembro de 2023 e 16 de março deste ano, o SAMU atendeu 67.864 ocorrências. A região que teve mais ocorrências foi a Grande Florianópolis, com 20.573; seguida pela Norte/Nordeste (Joinville), com 19.242; Sul (Criciúma), com 15.315; Foz do Rio Itajaí (Camboriú), com 12.734. Entre os principais casos clínicos estão os cardiovasculares e neurológicos.

Durante o verão, um dos destinos mais procurados pelos turistas foi o litoral catarinense, principalmente na da Foz do Rio Itajaí. Para reforçar o atendimento na região, o SAMU de Itapema trabalhou com mais uma Unidade de Suporte Avançado (USA). A equipe, composta por enfermeiro, condutor socorrista e médico, prestará o serviço até o final de março de 2024. Além disso, a Central de Regulação de Urgências da macrorregião, passou a contar com mais um profissional médico em cada período, ou seja, com quatro médicos reguladores a mais.

Para expandir ainda mais a cobertura do SAMU no litoral, a Secretaria da Saúde inaugurou em dezembro, uma nova USA em Navegantes. O investimento ampliou o atendimento na alta temporada com a contratação de 11 médicos, cinco enfermeiros e oito condutores/socorristas.

“Seguimos de prontidão e à disposição de toda população catarinense e visitantes em nosso Estado. Estes números demonstram a importância do serviço de atendimento móvel de urgência para acesso aos serviços de saúde no tempo e local certos. Para isso, contamos com a auxílio do nosso núcleo de educação em urgência, redes sociais da Secretaria de Estado da Saúde e do Governo do Estado, pois estamos cada dia mais próximos da população catarinense, ampliando a oferta de serviços através de novas ambulâncias, motolâncias e incremento de médicos reguladores junto às Centrais, pelo número de telefone 192”, ressalta Marcos Antonio Fonseca, Superintendente de Urgência e Emergência.

Todo o litoral catarinense conta com aproximadamente 71 equipes, entre Unidades de Suporte Básico (USB) e de Suporte Avançado (USA). Os profissionais atuam com viaturas, ambulâncias, motolâncias e aeronaves para salvar vidas e dar assistência necessária aos atendimentos de urgência e emergência.

Mais informações para a imprensa:
Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
[email protected]

www.saude.sc.gov.br

Facebook Comments

You may also like

Chuva intensa deixa SC em alerta e impacta cidades com queda de barreira e alagamentos

Santa Catarina está em alerta devido ao grande volume de chuva registrado neste final de semana.