Proteção e Defesa Civil fecha comportas das barragens de Taió e Ituporanga para prevenir inundações

Proteção e Defesa Civil fecha comportas das barragens de Taió e Ituporanga para prevenir inundações

- in Santa Catarina
593
0

Medida segue protocolo técnico e visa reduzir riscos diante da previsão de chuvas volumosas no Alto e Médio Vale do Itajaí

28 de junho de 2025 – ASCOM SDC

Na tarde desta sexta-feira (27), a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPSC) autorizou o fechamento total das comportas das barragens Oeste (Taió) e Sul (Ituporanga). A decisão, tomada pela Equipe de Monitoramento Hidrológico, segue os critérios estabelecidos no Manual de Operação e tem o objetivo de mitigar o risco de inundações nos municípios de vale do Itajaí, especialmente em Rio do Sul, onde o nível do rio ultrapassou a cota de alerta.

Barragem de Taió – Léo Munhoz/Secom GOVSC

Contexto e operação

  • A previsão é de chuvas volumosas a partir da madrugada de sábado (28), com acumulados estimados entre 30 e 40 mm até o domingo (29).
  • Em Rio do Sul, o Rio Itajaí-Açu registrou 5,85 m de cheia na madrugada e permanecia em 5,63 m nesta sexta, acima da cota de alerta.
  • Além das barragens de Taió e Ituporanga, a comporta Norte da barragem de José Boiteux permanece com apenas uma das comportas fechadas, sem necessidade, até o momento, de medida adicional.

Objetivos da medida

  1. Aumentar a capacidade de escoamento dos rios, evitando acúmulos em trechos urbanos;
  2. Reduzir a pressão sobre as calhas diante das novas precipitações;
  3. Minimizar impactos de enchentes no Alto e Médio Vale do Itajaí.

Monitoramento e próximos passos

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, destaca que “o fechamento das comportas faz parte do nosso protocolo para proteger a população e reduzir impactos dessas chuvas” e confirma o acompanhamento constante das três barragens. Já o gerente de Monitoramento e Alerta, Frederico Rudorff, reforça que “a operação é fundamental para uma resposta adequada” e alerta para a necessidade de manutenção da atenção aos boletins oficiais.

A SPSC recomenda que a população mantenha-se informada por meio dos avisos meteorológicos e comunicação da Defesa Civil, ressaltando que outras ações preventivas poderão ser adotadas conforme a evolução do cenário.


SBS Online – Informando o que importa para você.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

🔍 BUSCAS NO RIO CANOINHAS CONTINUAM, MAS HOMEM AINDA NÃO FOI ENCONTRADO

Equipes do Corpo de Bombeiros de Três Barras e Porto União realizaram nova varredura subaquática nesta quarta-feira