Prefeitos, deputados e governador criam parceria para obras de mobilidade no Litoral de SC

Prefeitos, deputados e governador criam parceria para obras de mobilidade no Litoral de SC

- in Santa Catarina
336
Comentários desativados em Prefeitos, deputados e governador criam parceria para obras de mobilidade no Litoral de SC

Governo do Estado, prefeitos e deputados da região firmaram uma parceria na sexta-feira, 26, para viabilizar as obras do Promobis, o Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável. O projeto foi apresentado pela deputada estadual Paulinha em uma reunião técnica na Casa D’Agronômica, com presença do governador Jorginho Mello, de secretários de Estado, de representantes dos municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), da Univali e do Banco Mundial.

O Promobis inclui três obras principais: um túnel imerso entre Itajaí e Navegantes, um sistema de ônibus elétrico interligando os 11 municípios da região e o projeto de Mobilidade Ativa de Balneário Camboriú, o “Caminhos do Mar”. O projeto é o primeiro financiamento de um consórcio de municípios apoiado pelo Banco Mundial no Brasil e em qualquer outro país.

O governador Jorginho Mello afirmou que o projeto é inovador e que terá apoio do Governo do Estado. “É um projeto arrojado, moderno que vai mudar a história da região litorânea de Santa Catarina. E o Governo do Estado faz questão de ter uma participação. Quem vem pra cá tem que ter condições fáceis de entrar e sair e isso é mobilidade inteligente”.

Durante a explicação sobre o Promobis, Paulinha destacou que os estudos iniciaram quando ainda era prefeita de Bombinhas e foram aprimorados nos últimos anos. Além disso, reforçou que as obras desde o início foram apoiadas por todos os prefeitos da região, independente de partido, pelo impacto positivo que vão causar no Litoral Norte.

“O apoio do governador Jorginho Mello é essencial e muda tudo, por isso a nossa gratidão. Com o ônibus elétrico, o tempo de deslocamento entre Bombinhas e Piçarras vai reduzir de 5 horas para 1h30. Já o custo passa de R$ 23 para R$ 10. O túnel vai acabar com esse congestionamento entre Itajaí e Navegantes. E o “Caminhos do Mar” é um projeto belíssimo que vai transformar Balneário Camboriú e toda a região”.

Investimento de 120 milhões de dólares

O investimento para viabilizar o projeto inclui 120 milhões de dólares com recursos públicos, incluindo financiamento de cerca de 90 milhões com o Banco Mundial e aproximadamente 30 milhões de contrapartida do Estado. Além disso, os investimentos privados, considerando o sistema de transporte coletivo e o túnel imerso, devem superar os 250 milhões de dólares.

As negociações com o Banco Mundial avançaram nos últimos anos e devem ser concluídas até maio, com a liberação dos recursos a partir do segundo semestre. O especialista Sênior de Transporte do Banco Mundial, Carlos Bellas Lamas, destacou durante a reunião que Santa Catarina tem um projeto inédito mundialmente que será referência para o Banco aplicar em outros países nos próximos anos.

Além do apoio financeiro, estimado em 24 milhões de dólares, o apoio do Governo do Estado amplia a credibilidade do projeto para o mercado, de acordo com a deputada Paulinha. Como o Governo do Estado será responsável por executar a maior parceria público-privada da história do estado para construção do túnel, haverá menos riscos e, por consequência, menor preço cobrado para o cidadão.

Por conta disso, o presidente da Amfri e prefeito de Bombinhas, Paulinho, também comemorou o apoio do governador ao projeto. “Agradecemos ao governador porque a região da Amfri começa a viver um novo momento. Tenha certeza que daqui a quatro anos a gente inaugura uma obra que todo mundo achava que era difícil, uma obra histórica que não existe no Brasil e que Santa Catarina novamente será exemplo”.

Facebook Comments

You may also like

Último fim de semana de fevereiro terá sol e chegada de frente fria com risco de chuva volumosa em algumas regiões

De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), risco de chuvas intensas