Prefeito acompanha obras de pavimentação comunitária

Prefeito acompanha obras de pavimentação comunitária

- in São Bento do Sul
213
Comentários desativados em Prefeito acompanha obras de pavimentação comunitária

Na última sexta-feira (23), o prefeito Antonio Tomazini acompanhou as obras de pavimentação das ruas Francisco Jelinski e Aldo Antônio da Silva, no bairro Progresso. As vias estão sendo contempladas através do programa “Pavimentação Comunitária” e sistema de “Mutirão”, uma parceria do poder público e moradores.

No momento, os trabalhos de drenagem pluvial estão em andamento, onde posteriormente será feita a aplicação da base, visando a preparação das ruas antes de receber o pavimento em concreto. “Neste caso, as duas vias estão sendo executadas juntas para dar mais agilidade às obras. Com esse trabalho, a Prefeitura realiza toda a parte inicial da estrutura, pensando na qualidade do pavimento, que aqui nessas ruas será em concreto”, explicou o prefeito Tomazini.

A rua Aldo Antônio da Silva está passando por melhorias por meio dos dois programas: uma parte está sendo realizada por meio do sistema de mutirão, enquanto outra extensão está sendo contemplada pelo programa de pavimentação comunitária. Por sua vez, a rua Francisco Jelinski está sendo pavimentada através do sistema de mutirão.

Qual a diferença entre os programas?

Comunitária – O programa de pavimentação comunitária possibilita ao município formalizar uma parceria com a população, buscando a pavimentação de vias públicas onde cada qual arca com uma determinada parte dos custos, cabendo a Prefeitura o “Fornecimento e execução da Base” e “Maquinário e mão de obra para regularização e compactação do passeio”. A porcentagem mínima de adesão para a participação da via no programa é de 70%, ficando o restante dos proprietários que optarem por não aderir ao Programa sob responsabilidade da Prefeitura para o pagamento junto à empresa executora, e, posteriormente, o valor correspondente é cobrado através de contribuição de melhoria.

Mutirão – Quanto ao Sistema de Mutirão, a necessidade é de 100% de adesão já que não existe a participação do município no pagamento do pavimento e assim, não precisa de licitação, pois a contratação da empresa que executa o pavimento e os meios fios neste sistema é feita diretamente pelos moradores. A preparação da via é feita pela Prefeitura.

Jonei Marcos Schritki

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de São Bento do Sul

Facebook Comments

You may also like

Rio passa por limpeza em Serra Alta

Após uma avaliação do local e emissão de laudo por parte da Defesa Civil, a Secretaria de Obras executa a melhoria, com a finalidade de evitar alagamentos em períodos chuvosos.