Paraná confirma caso da variante Delta em Piên

Paraná confirma caso da variante Delta em Piên

- in Piên
195
1

A Secretaria da Saúde do Paraná confirmou nesta segunda-feira (19) mais quatro casos confirmados da variante delta no Estado, todos na área da 2ª Regional de Saúde (da Grande Curitiba). Os confirmados são em Curitiba, Araucária, Piên e Piraquara. Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão ainda não é considerada comunitária porque o estudo dos casos segue em andamento.

Os quatro casos confirmados são um homem de 78 anos, de Araucária, que foi a óbito em 30 de junho; um homem de 64 anos, de Piên, que foi a óbito no dia 11 de julho; uma mulher gestante de 24 anos, de Curitiba, que está bem, se recuperou da doença; e um adolescente de 13 anos, de Piraquara, que também evoluiu satisfatoriamente.

O Paraná totaliza até o momento 13 casos confirmados da variante delta, com seis óbitos. Todos os casos confirmados pela Sesa passaram sequenciamento genômico realizado pelo Laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Já são oito cidades com casos: Apucarana, Francisco Beltrão, Mandaguari, São José dos Pinhais, Rolândia, Piên, Piraquara e Araucária.

Segundo técnicos da Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde e da Sesa, a avaliação sobre o cenário da transmissão da variante delta no Paraná é permanente.

“O Paraná está atento à transmissão da variante, considerada de atenção, desde os primeiros casos. Acompanhamos a investigação da rede de contatos dos casos confirmados. Existe uma investigação ampliada há dez dias com a participação de equipes do Ministério da Saúde, do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS), que estão pesquisando minuciosamente a rede de contatos dos casos secundários a até terciários dos confirmados”, explicou o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Tem sido observado que o sintoma mais comum da covid por variante delta são as dores de cabeça. Em seguida, os sintomas mais comuns da variante delta são: dor de garganta, coriza (nariz escorrendo) e febre”. Uma das preocupações das autoridades de saúde é que os novos sintomas da variante delta são muito semelhantes ao de um resfriado comum e então muitas pessoas sequer percebem que estão com covid da variante delta e acreditam estar meramente resfriadas, sem tomar medidas preventivas para impedir o contágio de outras.
Fonte: SESA/PR.

Facebook Comments

1 Comment

  1. Quem estiver lendo este comentário, pelo amor de Deus, use máscara!!!!!!!!!!! Evite sair de casa!!!!!!!!!!!!!!!!!! Evite aglomeração!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Cuide da higiene das mãos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Bebê nasce dentro de ambulância a caminho de maternidade

A semana termina tranquila e com a pequena Alice bem abrigada com os pais Anderson Senn, 29, e Silvana da Silva, 33, já na casa da família em Piên-PR. Alice completa hoje seu quinto dia de vida – e veio ao mundo já trazendo fortes emoções.