Ogivas foram localizadas por moradores de Tijucas do Sul

Ogivas foram localizadas por moradores de Tijucas do Sul

- in Paraná
648
0


Ogivas que podem ser da Guerra do Contestado são encontradas em chácara da RMC
Trabalhadores da zona rural faziam um serviço de roçada quando encontraram o forte armamento

Duas ogivas de canhão, que podem ser da Guerra do Contestado (1912 – 1916), foram localizadas na tarde desta sexta-feira (14) em uma chácara em Tijucas do Sul, região metropolitana de Curitiba. Trabalhadores da zona rural faziam um serviço de roçada quando encontraram o forte armamento.

Segundo o policial militar Lorezon, as ogivas são grandes e há perigo de detonação. “Moradores acharam na roça e trouxeram para nós, sem saber do perigo. São ogivas grandes de canhão. Estavam mexendo no solo para plantar e localizaram as armas”, descreveu à Banda B.

De acordo com o policial, acredita-se que as ogivas, que não estavam detonadas, sejam da Guerra do Contestado. “Pode ser da Guerra do Contestado, porque aqui era usado como campo de treinamento, e às vezes elas caiam na argila e não detonavam”, explicou.

O Esquadrão Antibombas da Polícia Militar se deslocou até o destacamento da Polícia Militar de Tijucas do Sul para realizar os trâmites necessários de verificação das ogivas. “Eles fizeram o procedimento de segurança e retiram o estopim das ogivais, deu tudo certo”, contou Lorenzo.

Agora, as ogivas devem ser encaminhadas para o quartel do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Guerra do Contestado
A Guerra do Contestado foi um conflito armado que envolveu posseiros e pequenos proprietários de terras, de um lado, e representantes dos poderes estadual e federal brasileiro, de outro, entre outubro de 1912 e agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira, disputada pelos estados do Paraná e de Santa Catarina. A região, marcada por muitos conflitos ligados a disputas de limites entre os dois estados, era conhecida como Contestado.

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Grave acidente interdita BR-376 em Guaratuba; fila já é de 16 km

Acidente aconteceu em Guaratuba, Litoral do Paraná, na