
O caso foi registrado na tarde deste sábado (1)
Um motociclista, identificado como Luiz Eduardo Scloneski, morreu decapitado por uma linha de cerol enquanto trafegava pela BR 470, KM 02, em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. O acidente ocorreu por volta das 16h30 deste sábado (1), mobilizando os Bombeiros Voluntários de Navegantes.
Ao chegarem ao local, os socorristas constataram a morte de Luiz Eduardo, de 21 anos. A vítima pilotava a motocicleta quando foi atingida pela linha cortante. A Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal também estiveram presentes para atender a ocorrência e controlar o trânsito na rodovia.

Luiz Eduardo, natural de Foz do Iguaçu, no Paraná, residia em Navegantes e trabalhava como consultor especialista na empresa Ademicon, de acordo com informações das redes sociais.
O jovem havia se casado recentemente com Kaline Antunes, em dezembro do ano passado. A esposa, em choque, expressou a dor nas redes sociais: “Por que, Deus? Por que ele? Por que você, meu amor?”. A tragédia gerou comoção entre amigos e familiares, que lamentaram a perda.

Utilização da linha de cerol é proibida
A linha de cerol, mistura de cola e vidro moído aplicada em linhas de pipa, representa um grave risco à segurança, especialmente para motociclistas e ciclistas. A legislação brasileira busca coibir o uso dessa prática perigosa, com leis que variam em âmbito federal, estadual e municipal.
Legislação:
- Âmbito Federal:
- Não existe uma lei federal específica que proíba o uso de cerol. No entanto, o Código Penal pode ser aplicado em casos de lesões corporais ou morte causadas pelo uso de cerol, com penas que variam de acordo com a gravidade do dano.
- Âmbito Estadual e Municipal:
- Diversos estados e municípios possuem leis que proíbem a fabricação, comercialização e uso de cerol. As penalidades para quem descumpre essas leis podem incluir multas, apreensão de materiais e até mesmo detenção.
- Em muitos casos, as leis também abrangem a proibição do uso de “linha chilena”, outra mistura perigosa que utiliza óxido de alumínio e é ainda mais cortante que o cerol.
Riscos:
- A linha de cerol é extremamente cortante e pode causar ferimentos graves, incluindo cortes profundos, amputações e até mesmo decapitação.
- Motociclistas e ciclistas são particularmente vulneráveis, pois a linha pode atingir o pescoço ou outras partes do corpo em alta velocidade.
- Além dos riscos para pessoas, a linha de cerol também pode causar danos à rede elétrica, provocando curtos-circuitos e interrupções no fornecimento de energia.

Facebook Comments
Santa Catarina ultrapassa a marca de 800 mil cirurgias
Desde 2023, foram realizadas 805.045 mil cirurgias emergências e eletivas no Estado. Até o dia 17 de março, foram realizadas 315.706 cirurgias eletivas com internação e mais 185.791 ambulatoriais (até janeiro/25) e 303.548 emergências (até janeiro/25).