Morro da Matriz será readequado para a encenação do Drama do Calvário

Morro da Matriz será readequado para a encenação do Drama do Calvário

- in São Bento do Sul
125
0

O presidente do Grupo Teatral Arno Fendrich e diretor do espetáculo o Drama do Calvário, Fábio César Weiss, acompanhado da vice presidente Helen Rose Konig Cipriano e do Relações Públicas professor Valderi Silva, esteve participando de uma importante reunião na Fundação Cultural de São Bento do Sul, com o diretor Presidente da Fundação Márcio Brosowsky, o Secretário de Planejamento e Urbanismo e interino de Obras e Serviços Urbanos Luiz Cláudio Gayer Schuves, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Alisson Hastreiter e o padre Thomas Antônio Bohm Mittelstaed que representou a paróquia Puríssimo Coração de Maria. Na pauta a readequação do morro da Matriz para a encenação do “Drama do Calvário” na Sexta-feira Santa, 10 de abril de 2020 a partir das 19h30.

De acordo com Fábio, a reunião foi muito produtiva, pois foi tratado de vários assuntos relacionados a recuperação do morro para a encenação do Drama do Calvário. “Fui pedir aos secretários e ao presidente da fundação uma data para o início das obras no morro, até porque a partir de fevereiro precisamos intensificar os ensaios, fazer a marcação das cenas do espetáculo e a definição da colocação dos cenários, de tal forma que o público tenha a melhor visão possível”, revelou.

Ficou acertado que logo após a abertura do “Natal Luz”, as secretarias envolvidas no projeto vão iniciar os serviços de readequação do morro para a encenação. “A pedido do prefeito estamos aqui para dar todo apoio para encenação do Drama do Calvário no morro da Matriz. Já estamos cuidando das flores, das árvores e principalmente do letreiro de São Bento do Sul que já está em processo de recuperação, porque infelizmente já está bastante afetado pelo tempo, pois ao longo dos anos foi podado de forma indevida”, disse o secretário de Planejamento e Urbanismo Luiz Cláudio Gayer Schuves. “Queremos melhorar a visão de um dos maiores cartões postais de nossa são Bento que é a Matriz Puríssimo Coração de Maria e já contribuir para a viabilização desse grandioso espetáculo que desde 1989 não é realizado em nossa cidade”, afirmou Schuves.

O diretor Presidente da Fundação Cultural Márcio Brosowsky, disse que a Fundação é uma grande apoiadora do evento e afirmou que inclusive está sendo montado uma espécie de QG, dentro da Prefeitura para que seja possível a viabilização da apresentação no morro da Igreja Matriz em 2020. “Algumas adequações terão que ser feitas no morro da igreja como a supressão de vegetação, podas, replantio de azaleias e mudança de algumas palmeiras. Com o apoio do Departamento de Obras e de Agricultura, vamos melhorar a visibilidade do letreiro de São Bento do Sul”, confirmou. “Estamos dando todo suporte e apoio para que o Drama do Calvário volte a acontecer em nossa cidade”, frisou Márcio lembrando que o Drama do Calvário marcou muito a história de São Bento, tanto na parte teatral, quanto cultural, pois atraia muitos de turistas de toda região para assistir ao espetáculo. “Nossa gente de São Bento gosta muito dessa encenação. E realmente faz parte da história da humanidade tudo o que vai ser encenado neste dia. E ainda mais sendo apresentado na Sexta-feira Santa um dos maiores feriados nacionais. A prefeitura através da Fundação Cultural e das Secretarias de Turismo, Planejamento e Urbanismo, Agricultura e Obras estará empenhada para que tudo fique pronto para os ensaios e a apresentação do Drama em 2020”, finalizou o diretor Márcio.

Padre Thomas destacou quatro pontos importantes que são ressaltados na encenação do Drama do Calvário. Primeiro a questão histórica, porque a grande maioria dos fiéis tem no coração aquele desejo, aquele sentimento de saudade, desse tempo, da encenação, da participação do público, mesmo que era só um personagem que não falasse, ou não tivesse grande importância, mas estava ali e se sentia parte do Drama do Calvário. Segundo a questão histórica cultural de fé. São Bento do Sul tem um povo de fé, seja Católico, Luterano, ou de outra denominação religiosa. “Existe uma religiosidade muito grande na alma do povo São Bentense”, ressalta. Padre Thomas lembra que o Drama do Calvário, não é uma apresentação apelas católica, mas uma apresentação cultural de fé cristã, dessa forma enaltecendo o vínculo religioso, com todas as denominações religiosas de São Bento. “Além de um fato religioso é um fato cultural do nosso povo”. Terceira questão, o resgate da história e a raiz, do povo, fato um pouco esquecido pelas gerações atuais. “É o gosto e o carinho pela nossa história. O Drama do Calvário é uma forma de trazer esse carinho pela nossa história”, diz. Quarta questão é o fato de que a igreja católica Puríssimo Coração de Maria, de todas as maneiras tem buscado incentivar o seu povo, os seus fiéis a participarem do Drama, da encenação, pois é um ato religioso. “O fato de ser encenado na Sexta-feira Santa enaltece ainda mais a fé do povo na história da salvação de Jesus. Então saímos do fato cultural e entramos no fato religioso de fé. Nós precisamos fortalecer a piedade, a devoção e a fé para justamente fortalecer o espírito de esperança que Jesus Cristo trouxe ao mundo através do seu testemunho, do seu amor através da morte na cruz”, finaliza padre Thomas.

O diretor do Grupo Teatral Arno Fendrich informou que no dia 24 de novembro vai acontecer o último ensaio do ano, onde será apresentado um laboratório através das imagens do espetáculo que foi apresentado em 1989. Disse que os ensaios retornam no início do mês de fevereiro. Fábio finalizou agradecendo todo apoio do Prefeito Magno Bollmann, a Fundação cultural, através do seu presidente Márcio Brosowsky, as Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Agricultura e Meio Ambiente, Obras e a Paróquia Puríssimo Coração de Maria através do padre Thomaz que esteve na reunião reiterando o apoio da paróquia.

Por fim o diretor convida todos a participar do elenco do drama, podendo participar qualquer pessoa da comunidade, grupos de jovens, movimentos de casais, grupos de empresas ou terceira idade, basta se inscrever na secretaria Paróquia Puríssimo Coração de Maria. Para mais informações ligar para 3633.5057 (secretaria da paróquia), ou com o diretor Fábio pelo 99718.6664 (whatsapp), ou ainda na página do Facebook do Drama do Calvário.

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Produtores tem capacitação para melhorar ainda mais seus vinhos

Através de um projeto de extensão do IFSC, a capacitação conta com parceria da Epagri, Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, e ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de São Bento do Sul.