
A Prefeitura de São Bento do Sul, através das secretarias de Agricultura e Saúde, promoveu um encontro em parceria com os moradores do bairro Rio Vermelho Estação, com o intuito de trazer orientações acerca do mosquito borrachudo.Clique para ver todas as Imagens
A Prefeitura de São Bento do Sul, através das secretarias de Agricultura e Saúde, promoveu um encontro em parceria com os moradores do bairro Rio Vermelho Estação, com o intuito de trazer orientações acerca do mosquito borrachudo.
Durante o encontro na segunda-feira (6), o extensionista rural da Epagri em São Bento do Sul, Rogério Pietrzacka, explicou aos presentes o ciclo de vida do borrachudo, como o desenvolvimento, em qual local se cria e o motivo de acontecer a infestação do mosquito.
“Desequilíbrio ambiental, poluição, falta de predadores e outros motivos contribuem para a proliferação do inseto”, garantiu o especialista.
Os participantes também foram informados que um larvicida é colocado nos rios para evitar o desenvolvimento. Entretanto, se as larvas estão se alimentando de material orgânico, fica difícil conter a proliferação.
Para ajudar as famílias e evitar o transtorno causado pelo inseto, membros das secretarias entregaram mudas de citronela à comunidade. A planta foi cultivada através do projeto “Barreira Verde – Plantando a Prevenção”, já que atua como repelente natural contra insetos. Na ocasião, a farmacêutica Ana Prade ensinou a fazer um difusor e repelentes naturais a partir da planta.
