Massa de ar polar traz 1º frio intenso do ano para SC

Massa de ar polar traz 1º frio intenso do ano para SC

- in Santa Catarina
549
Comentários desativados em Massa de ar polar traz 1º frio intenso do ano para SC
https://www.instagram.com/mundocondor

Massa de ar polar traz 1º frio intenso do ano para SC; confira
Há previsão de geada ampla e generalizada em regiões de Santa Catarina


O primeiro fio intenso de 2024 deve começar em Santa Catarina no próximo fim de semana devido à chegada de uma massa de ar polar. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, nesta semana haverá o ingresso de frentes frias, mas no final de semana o “frio volta com tudo”.

“Entre o final do mês de junho e o início de julho já temos a primeira massa de ar polar, que pode estar trazendo geada ampla e generalizada”, afirma Scheuer. As regiões mais impactadas pela massa de ar polar devem ser Oeste, Meio-Oeste, Serra, Planalto Norte. “No Litoral também estará frio e quem sabe ter alguma geada isolada”, complementa.

Para a semana que se inicia nesta segunda-feira (24), a previsão é que dias chuvosos se intercalem com dias secos. “Será uma semana que terá um pouco de tudo, será dinâmica e volátil”, pontua o meteorologista, que destaca ainda que poderão ocorrer temporais, com possibilidade de células convectivas explosivas, podendo causar transtornos no Oeste catarinense.

Previsão para os próximos dias
A segunda-feira (24) será chuvosa em toda Santa Catarina. Já na terça o tempo deve melhorar na maior parte de Santa Catarina. Contudo, a chuva retorna durante a noite.

Segundo Piter, na quinta-feira (27), o tempo deve melhorar. Entre sexta e sábado, uma frente fria traz novamente às chuvas. “Ela traz temporais e tempestades primeiro e depois queda brusca de temperatura. Não será uma semana fácil para quem vai plantar, semear, pulverizar”.

Previsão Defesa Civil SC

SEGUNDA-FEIRA (24)

Na segunda-feira (24) o avanço de uma frente fria deixa o tempo instável em todas as regiões catarinenses. As instabilidades iniciam pelas áreas de divisa com o RS  (Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul) já na madrugada e avançam para o restante do estado no decorrer do dia. Há condições favoráveis para temporais com chuva intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais e destelhamentos. Os ventos de sul também ganham força e sopram constantes em toda a costa, com rajadas entre 50 e 70 km/h, trazendo risco baixo para ocorrências associadas. As temperaturas sobem pouco em comparação aos dias anteriores e diminuem gradualmente ao longo do dia.

TERÇA-FEIRA (25)

Na terça-feira (25) o tempo continua instável em todo o estado. No decorrer da madrugada e manhã, a chuva persiste no norte catarinense, ainda por influência da frente fria. Ao longo do dia, a intensificação de uma baixa pressão atmosférica favorece novas instabilidades nas demais regiões, entre o Grande Oeste, sul do estado e Grande Florianópolis. Há condições para temporais isolados com chuva pontualmente intensa nestas áreas. A agitação marítima aumenta, com ondas de sul/sudeste entre 2,0m e 2,5m em toda a costa. O risco é moderado para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas e marítimas. As temperaturas se mantêm baixas durante todo o dia, trazendo sensação de frio na maioria das regiões. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre terça (25) e quarta-feira (26), o processo de formação de uma nova frente fria sobre o RS mantém o tempo instável em SC com pancadas de chuva e temporais isolados intercalados por períodos de melhoria. Em ambos os dias, especialmente na terça (25)as temperaturas devem permanecer baixas à tarde, quando não devem passar dos 10/12°C em várias regiões do estado. 

Facebook Comments

You may also like

Com nova Diretoria, Governo de Santa Catarina fortalece Defesa Civil contra desastres climáticos

O objetivo é fortalecer a resiliência do estado diante dos desastres naturais e das mudanças, adaptações e emergências climáticas.