Mais de 1100 novas árvores são distribuídas na área do PSA

Mais de 1100 novas árvores são distribuídas na área do PSA

- in São Bento do Sul
97
0

Toda a área da bacia hidrográfica do rio Vermelho, mais precisamente as propriedades cadastradas no PSA, Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, receberam cerca de 1.100 mudas de árvores nativas que serão plantadas nas áreas prioritárias enriquecendo assim a vegetação às margens do rio Vermelho.

Um dos objetivos do programa está vinculado à preservação da água que garante o abastecimento público do município de São Bento do Sul, e para melhorar cada vez mais as condições da natureza na bacia hidrográfica, anualmente são distribuídas mudas de árvores nativas aos proprietários de terras cadastrados no PSA.

O chefe de divisão de Meio Ambiente, Ricardo Gonzalez Frontana, responsável pela entrega das mudas comenta que “além da importância de preservarmos a água também enriquecemos a flora dando oportunidade de criarmos cordões naturais de vegetação nativa favorecendo assim, o deslocamento de animais silvestres nessas áreas.

Segundo Ricardo “o programa está crescendo com qualidade e os resultados são positivos. Tivemos uma forte estiagem que preocupou a todos e com certeza o PSA ajudou para que não faltasse água no nosso município”.

Foram distribuídas mudas de tarumã, canela sassafrás, ariticum, bracatinga, ingá, imbuia, pinheiro araucária e cedro nativo. Essas mudas são provenientes do Horto Municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e algumas são procedentes de compensações referentes as licenças ambientais.

Ricardo disse ainda que “a visitação foi positiva pois, é uma oportunidade de ouvir opiniões e sugestões referentes ao programa a qual, somente tem recebido elogios”.

A entrega mais especial, segundo Ricardo, foi realizada na Comfloresta – Cia. Catarinense de Empreendimentos Florestais, a qual está cadastrada no programa. A Supervisora de Meio Ambiente da Comfloresta, Juliana Kammer recebeu 400 mudas de pinheiro araucária com grande.

Nessa entrega estavam presentes o coordenador do programa, Paulo Schwirkowski e o Prefeito Magno Bollmann. “Foi um dia marcante, pois nunca havia realizado uma entrega tão numerosa de uma única espécie”, conclui o chefe de Meio Ambiente.

Paulo Schwirkowski destacou a importância do fornecimento de mudas auxiliando os proprietários a recuperarem áreas próximas ao rio ou nas nascentes do rio Vermelho.

O prefeito Magno Bollmann participou das entregas, reforçando o apoio ao PSA, programa conhecido e reconhecido internacionalmente.

Durante as entregas inclusive o prefeito teve a oportunidade de conhecer as novas propriedades cadastradas no programa e ainda estar em contato direto com os proprietários.

Joberth Krause – MTB 4280SC

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Dez escolas em São Bento, Rio Negrinho e Campo Alegre foram atingidas

As principais ocorrências dessa categoria referem-se a danos na rede elétrica, destelhamentos de salas de aula e ginásios, queda de forros, alagamentos, queda de árvores sobre parte dos imóveis e prejuízos com o mobiliário escolar.ç-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------