

Entre os dias 10 e 19 de março, o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) realiza a Operação Mês do Consumidor. A ação é nacional com fiscalizações em todo o Brasil e coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Conduzida pela Diretoria de Metrologia Legal (Dimel) e pela Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf), a operação abrange a verificação de balanças comerciais utilizadas em supermercados, bem como a fiscalização de produtos pré-embalados, como alimentos, produtos de limpeza e itens de higiene pessoal.
Também estão no foco da ação produtos essenciais para a segurança doméstica, incluindo cadeiras plásticas monobloco, escadas metálicas, panelas de pressão, fogões a gás, coifas, exaustores elétricos e serviços de inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio.
O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, reforça a importância da ação. “O objetivo é garantir que produtos comercializados atendam às normas de segurança e qualidade, protegendo os consumidores contra riscos e fraudes”.

Fiscalização evita prejuízo
Os produtos pré-embalados — aqueles embalados sem a presença do consumidor e prontos para venda, como arroz, feijão, sabão em pó e papel higiênico — são inspecionados para garantir que a quantidade declarada na embalagem corresponde ao real conteúdo. Já a fiscalização das balanças comerciais assegura que esses instrumentos estejam devidamente certificados e operando dentro dos padrões exigidos pelo Inmetro, prevenindo erros que possam resultar em prejuízos ao consumidor.

Selo de Conformidade do Inmetro
Os produtos inspecionados devem apresentar o selo de conformidade do Inmetro, comprovando que passaram por testes rigorosos e atendem aos requisitos mínimos de segurança. “Orientamos os consumidores a adquirirem produtos apenas no mercado formal, onde há garantia de procedência e conformidade com as normas do Inmetro”, alerta o presidente do Instituto, Márcio André Brito. Penalidades para irregularidades. Empresas e estabelecimentos que comercializarem produtos fora das normas estarão sujeitos às penalidades previstas em lei, com multas que podem variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. Denúncias e relatos de acidentes de consumo.
Denúncias
Consumidores que identificarem produtos sem o selo do Inmetro no mercado formal podem denunciar pelo site do Imetro-SC ou através do telefone 0800 643 5200 das 12h às 19h.
Em caso de acidente ou incidente com um produto, o consumidor deve comunicar o ocorrido ao Sinmac – Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo, no Portal de Serviços do Inmetro.

Facebook Comments
Prefeitura de São Bento do Sul mobiliza comunidade para participar do Programa Família Acolhedora
As famílias participantes contam com apoio técnico constante, acompanhamento profissional e auxílio financeiro mensal para suprir as necessidades das crianças e adolescentes durante o período de acolhimento.