Hortas comunitárias recebem melhorias e já somam 80 voluntários

Hortas comunitárias recebem melhorias e já somam 80 voluntários

- in São Bento do Sul
80
0



As hortas comunitárias implantadas nos bairros Mato Preto, Centenário, 25 de Julho, Alpestre e Serra Alta, com duas hortas, vem se destacando pelas melhorias e pelo número de voluntários que cultivam diversos tipos de alimentos nas estruturas disponibilizadas pela Administração Municipal através da Secretaria de Assistência Social.

Conforme comentou a chefe de divisão da Secretaria de Assistência Social, Solange Fogiatto, que acompanha as hortas juntamente com a coordenadora das hortas comunitárias Fânia Rosa Sosa, “já estamos com 80 pessoas voluntárias que dedicam-se às hortas em seus bairros. As melhorias são contínuas e contamos com o apoio da comunidade e da própria secretaria, por isso estamos comemorando os resultados deste ano principalmente com as quatro novas estufas”, disse Solange.

No que se refere às estufas, a Secretaria de Assistência Social investiu cerca de R$ 3,5 mil na aquisição do plástico específico para as estruturas, e as quatro estufas dos bairros Serra Alta, Centenário, Alpestre e Mato Preto foram reformadas.

Também foram investidos mais de R$ 1,5 mil em sementes e adubos.

A secretária Fábia Mengarda Bellarmino destaca que “investir nas hortas comunitárias é proporcionar uma atividade muito saudável para as pessoas envolvidas. São voluntários que plantam e colhem nas hortas, e ainda pessoas da comunidade que podem dispor de alimentos saudáveis produzidos perto de suas casas”, comentou.

Os 80 voluntários que dedicam parte de seu tempo nas hortas dividem-se entre aqueles com capacidade de desenvolver todos os trabalhos da demanda, e aqueles moderadamente, devido a idade ou questões de saúde.

Os beneficiados com a produção são as próprias pessoas que trabalham nas hortas. O lema “Quem planta colhe” é seguido por todos, e parte da produção é comercializada para própria sustentabilidade da horta, que envolve gastos com manutenção e sementes.

Parte da produção também é doada para algumas pessoas acamadas, escolas e até mesmo creches.

Tudo o que se cultiva nas hortas é de forma orgânica, sem o uso de produtos químicos, e o espaço sempre está aberto para quem desejar participar, cultivar e colher seus alimentos de forma mais saudável.

O cronograma de trabalho das equipes nas hortas é o seguinte:

Segunda-feira – Centenário

Terça-feira – Serra Alta

Quarta-feira – Mato Preto

Quinta-feira – 25 de julho

Sexta-feira – Alpestre



Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

MULHER É PRESA APÓS SER FLAGRADA COMETENDO FURTO NO COMÉRCIO

Ela foi encaminhada para delegacia de polícia