Galerias Pluviais completam 30 anos

Galerias Pluviais completam 30 anos

- in São Bento do Sul
129
0

Uma das maiores obras deixadas pelo ex-prefeito Lourenço Schreiner evitou enchentes de grandes proporções na área central

São Bento do Sul

Há exatos 30 anos, São Bento do Sul, inaugurava uma das maiores obras deixadas por um prefeito. Aliás iniciada e terminada em um governo só. Diferente dos últimos governos com obras de menor impacto se arrastam por prefeitos já alguns mandados.

A obra idealizada pelo prefeito Lourenço Schreiner, gestão 1989 a 1992 ficou pronta em praticamente um ano e meio. Logicamente na época ocorreu reclamações por parte dos comerciantes, devido ao canteiro de obras, veículos foram impedidos de transitar por conta da complexidade da obra.

A galeria começou nas proximidades do Corpo de Bombeiros, passa pela Barão do Rio Branco inteira e segue até o final do estacionamento do Germânia Supermercado, seguindo pelos fundos da Avenida Argolo até as proximidades das lojas A Barateira e antiga Susin.

Se fossem calculados em valores atuais a obra teria um custo superior a R$10 milhões de reais, mostrando sua grandiosidade. Ferro e muito cimento foram utilizados para suportar os pesos dos veículos que utilizam a via diariamente. Até hoje nenhum problema estrutural foi diagnosticado pelas equipes da defesa civil, especialmente pela ação do tempo e pela quantidade de carros, caminhões que assam pelas vias. Já ocorreu um mutirão para realizar a limpeza interna das galerias , onde foram retirados areia, galhos e muito lixo da parte interna.

São Bento do Sul Uma Feliz Cidade

Durante o programa do professor e historiador José Kormann, pela Liberdade FM 87,9 que vai ao ar aos domingos pela manhã, ele destacou a importante obras deixadas pelo ex-prefeito Lourenço Schreiner. A administração tinha como slogam “São Bento do Sul, uma Feliz Cidade”. Kormann lembra que quando foi prefeito Schreiner deixou sua marca registrada não somente pela galeria mas também pela construção de 60 salas de aula, pavimentou vias, abriu ruas e construiu o Terminal Urbano de Passageiros. “Lourenço foi um prefeito arrojado determinado, sério e competente. Fez obras nos bairros e deixou sua marca na história do desenvolvimento regional”, citou.

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

21 novos casos de Covid em São Bento

Edição 501 – Boletim Oficial Diário Sobre Coronavírus