Ex-alunos da Udesc São Bento do Sul vencem prêmio internacional de inovação

Ex-alunos da Udesc São Bento do Sul vencem prêmio internacional de inovação

- in São Bento do Sul
84
0

Marcos do Amaral e Deise Marina Mezzaroba – Foto: Divulgação/Udesc

Dois ex-alunos do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em São Bento do Sul, conquistaram o Prêmio à Juventude Rural Inovadora. O resultado da segunda edição da iniciativa, que contempla a América Latina e o Caribe, foi anunciado na última quinta-feira, 8. O concurso visa a identificar e premiar iniciativas inovadoras, criadas por jovens de 18 a 35 anos, que contribuam para superar os desafios da pandemia de Covid-19 nas zonas rurais da região.

Marcos do Amaral e Deise Marina Mezzaroba, ambos formados pelo curso de graduação em Engenharia de Produção – Habilitação Mecânica, inscreveram o projeto da Raeasy no concurso. A proposta dos dois institui a conexão entre agricultores familiares e produtores de alimentos saudáveis, naturais e artesanais aos consumidores, por meio de um marketplace (plataforma de vendas on-line). De acordo com Amaral, que hoje é aluno da Especialização em Gestão para Inovação Tecnológica da Udesc Planalto Norte, “a ideia também pretende estimular o agroturismo, no qual os agricultores oferecem experiências de contato com a natureza em suas propriedades”.

O prêmio representa uma grande conquista e “um reconhecimento de que estamos no caminho certo e que nossa iniciativa deve alcançar e impactar cada vez mais pessoas”, acrescentou o estudante.

Sobre o prêmio

Das 131 iniciativas de 15 países da região, 17 foram selecionadas para concorrer à final. As propostas foram avaliadas por 29 técnicos e especialistas das Nações Unidas, de organizações da sociedade civil e de empresas privadas que atuam na área de desenvolvimento rural. Os trabalhos puderam ser inscritos em cinco categorias: Inclusão financeira; Reciclagem e energias alternativas; Soluções de conectividade; Empoderamento feminino e inclusão de gênero; e Soluções de marketing e acesso a mercados. A Raeasy foi campeã na categoria Soluções de conectividade.

Os vencedores receberão um curso de verão oferecido pela UniversidadEan, recursos financeiros (concedidos pela Fundación Alpina), bem como a publicação de histórias sobre seus empreendimentos.

https://www.instagram.com/raeasy_/

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

21 novos casos de Covid em São Bento

Edição 501 – Boletim Oficial Diário Sobre Coronavírus