Está aberta a colheita do pinhão

Está aberta a colheita do pinhão

- in São Bento do Sul
480
0

Com a chegada do mês de abril, a temporada de colheita do pinhão inicia, seguindo até julho. Segundo informações do Governo de Santa Catarina, cerca de 5 mil famílias no estado compõem a renda com a comercialização da semente. Neste ano, de acordo com o Governo, quase seis toneladas serão colhidas, o que representa 30% a mais do que no ano passado.

A diretora da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Marina Aparecida dos Santos, comentou que em São Bento do Sul, diversos produtores comercializam o pinhão, que também é forte cultura presenta na região. Entretanto, é importante que as vendas sejam regularizadas. “Os produtores podem comercializar os pinhões de forma legal, emitindo notas de produtor. Ao vender pinhões com nota de produtor, os agricultores garantem a transparência da transação”, enfatizou. Ela também disse que essa prática fortalece a economia local, uma vez que os pinhões podem ser comercializados não apenas em mercados locais, mas também para consumidores finais interessados em adquirir produtos de qualidade e procedência garantida.

As produtoras Maria Roseli Stiegler Meyer e Juliane Meyer, que são mãe e filha, vendem a iguaria há anos. Elas são procuradas nesta época por residirem em uma propriedade na localidade de Ponte dos Vieiras que é rodeada por araucárias. “Bastante pessoas vem juntar aqui na propriedade. Outros a gente leva nas residências e no comércio”, comentou Juliane. Ela disse que pessoas de São Bento e outras cidades, como Rio Negrinho e Corupá, as procuram a fim de adquirir as sementes.

As duas relembraram que o pinhão sempre esteve presente na vida delas, especialmente nessa época de colheita. Elas moram nessa propriedade desde crianças e viram diversas araucárias se desenvolverem. Maria Roseli lembra que observava e ajudava a cuidar de uma árvore centenária, que rendeu diversas colheitas de pinhão. “Quando eu tinha uns 10 anos a gente sempre limpava o pasto com a foice e deixava crescer”, completou.

O pinhão é amigo do corpo humano, já que é rico em fibras, proteínas, vitamina C e minerais, como ferro, cálcio, zinco e outros benefícios. Ele pode ser consumido de diversas formas, como cozido na água, sapecado no fogo ou chapeado no fogão a lenha, forno e até na fritadeira elétrica. Nesta época de colheita, diversas receitas são feitas com a iguaria, como o tradicional entrevero, farofa, paçoca e até doces, como bolos, tortas e brigadeiro.

Anna Carolina Azêdo
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de São Bento do Sul

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Resultado Tri Mania 14 04

Resultados Bolas em Ordem CrescenteBuscar 1º SORTEIO R$