Escola de Música Donaldo Ritzmann completa 70 anos

Escola de Música Donaldo Ritzmann completa 70 anos

- in São Bento do Sul
443
0

O que seria de São Bento do Sul sem a música? Uma cidade em preto e branco, talvez. O município foi nomeado como cidade da música justamente por respirar as notas musicais desde sempre. Uma das peças essenciais para a tradição, cultura e a perpetuação desse legado é a Escola de Música Donaldo Ritzmann, que completou 70 anos no último domingo (31).

Atualmente, a instituição conta com quase 600 alunos, que são coordenados por 24 professores. A escola oferece aulas de instrumentos, como acordeão, baixo tuba, flauta doce e flauta transversal, piano, saxofone, teclado, trompete, trompa, trombone, bombardino, violino, violão, violoncelo, contrabaixo, bateria e viola caipira. Há também cursos de teoria elementar de música e técnica vocal, além da formação de orquestras, conjuntos e grupos musicais.

Desde 1954, quando as atividades iniciaram por meio de Donaldo Ritzmann, diversos músicos foram formados, dando continuidade a história musical da cidade. Inclusive, alguns alunos seguiram no caminho da música e se tornaram professores na escola, como Márcia Regina Kamienski Lobermayer, que começou a frequentar a Donaldo Ritzmann há 44 anos como aluna. Ela conta que uma das influências para seguir no caminho da música foi o pai, que tocava flauta transversal na orquestra da escola e se formou, inclusive, na primeira turma de teoria musical.

Ela não sabe ao certo o motivo de ter escolhido o piano, mas acredita que os desenhos da televisão a influenciaram na escolha. “Eu lembro que eu assistia Tom & Jerry e Pernalonga, e eles tocavam instrumentos. Eu também ouvia as músicas de fundo e acabei me encantando”, relembrou.

Depois de 13 anos desde que começou a frequentar a escola, Márcia começou a ensinar piano e teoria. “A música é a minha vida. Eu vivo aqui dentro da escola há todo esse tempo”, disse. Para ela, é gratificante acompanhar o desenvolvimento de cada aluno. “A maioria chega sem ter nenhum conhecimento e nós vamos construindo aos pouquinhos. Ver a satisfação e a alegria deles é algo que não tenho nem palavras para descrever”, afirmou.

Dedicação

Outra professora que iniciou a caminhada musical na Donaldo Ritzmann foi Juliana Sadowsky Wielewski, que também leciona piano e teoria musical. Ela contou que, quando criança, via os tecladistas na igreja e sonhava em ocupar aquele lugar um dia. Ela iniciou as aulas de teclado, mas conheceu o piano na escola. “Ao chegar aqui, no auditório, vi o piano de cauda e me encantei”, relatou. Ela passou por todos os níveis de ambos os instrumentos, fez a teoria musical, harmonia e ainda não estava satisfeita. “Meu desejo era conhecer ainda mais esse mundo da música. Então fui para Curitiba e fiz faculdade de Música”, disse. Ao fim do curso, Juliana voltou para São Bento, prestou concurso público e começou a dar aulas na escola em 2014.

Para chegar onde queria, ela precisou ter disciplina, mas, principalmente, amor. O objetivo dela é poder ajudar os alunos e fazê-los sentir o contentamento que ela sentia enquanto aprendia nas aulas. “Estar dando aula nessa escola que tem uma história enorme me deixa muito feliz”, completou.

Saúde

A professora Márcia comentou sobre os benefícios da música para desenvolvimento humano. “A música é muito completa e abrange várias áreas do cérebro, além de vários sentidos ao mesmo tempo. Exige muita concentração, memória, coordenação motora, entre outros”, afirmou.

Reforma

No ano passado, marcando os 150 anos de São Bento do Sul, a Donaldo Ritzmann passou por reformas, que ultrapassaram a marca de R$ 600 mil. O local recebeu melhorias no telhado, salas de aula, pisos, forros, acabamentos internos, pintura externa e acessibilidade, a fim de trazer comodidade e bem-estar aos professores e alunos.

Anna Carolina Azêdo

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de São Bento do Sul

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Resultado Tri Mania 14 04

Resultados Bolas em Ordem CrescenteBuscar 1º SORTEIO R$