Em Brasília, Celesc apresenta experiência no enfrentamento a eventos climáticos extremos

Em Brasília, Celesc apresenta experiência no enfrentamento a eventos climáticos extremos

- in Santa Catarina
352
Comentários desativados em Em Brasília, Celesc apresenta experiência no enfrentamento a eventos climáticos extremos

A atuação das equipes da Celesc no pronto reestabelecimento do fornecimento de energia durante os eventos climáticos de outubro e novembro de 2023 foi o tema central da apresentação do diretor de Distribuição (DDI), Cláudio Varella do Nascimento, no Workshop “Resiliência de redes frente a fenômenos Climáticos de Elevada Severidade”, realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, no dia 22 de fevereiro. O evento foi promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Varella destacou alguns dos fatores primordiais para o sucesso das operações emergenciais da Celesc: a participação da Companhia no Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil/SC – o que possibilitou maior integração com diversos órgãos do setor público – e o acompanhamento em tempo real dos níveis de contingência, levando ao deslocamento imediato de equipes às regiões mais afetadas.

“Em situações como essas, você precisa largar com força total e nunca reduzir o número de equipes trabalhando. Para ganhar tempo, nós também trabalhamos à noite, o que facilita o nosso deslocamento. Além disso, fazemos a troca de equipes sempre em transição, o que nos permite nunca parar os trabalhos”.

Outro ponto importante apontado por Varella foi a intensificação da comunicação com a sociedade, que passou a receber informações instantâneas por diversos meios como o site o aplicativo oficiais da Celesc, SMS e WhatsApp.

“Isso ajuda as pessoas a entenderem que o evento climático na região é realmente severo, que nós já estamos cientes e estamos trabalhando para o reestabelecimento da energia, gerando confiança na população e desafogando os nossos canais de atendimento”.

O presidente Tarcísio Estefano Rosa também esteve presente no Workshop em Brasília. Ele destacou que o sucesso da Celesc é resultado de uma soma de ações. “A Celesc enfrenta eventos extremos há várias décadas, e por isso já tem uma estrutura interna bem definida para lidar com o problema. Temos também um bom relacionamento com o poder público e com instituições públicas e privadas, mas o grande segredo está na força da preparação, da comunicação com a sociedade, e no empenho das nossas equipes de campo”, disse o presidente.

O Workshop fez parte de uma série de ações promovidas pela ANEEL com o objetivo de promover aprimoramentos na regulação existente, visando ao aperfeiçoamento do processo de detecção de eventos, prevenção de seus efeitos e respostas mais efetivas. O evento, que foi transmitido ao vivo pelo canal da ANEEL no Youtube, teve a participação de distribuidoras e concessionárias de todo país, de associações do setor, além de representantes de instituições públicas e privadas.

Resiliência das redes

Resiliência refere-se à capacidade de um sistema de se recuperar rapidamente de perturbações ou eventos adversos. No contexto das redes de energia, isso significa garantir que elas possam resistir a eventos climáticos extremos e se recuperar o mais rápido possível caso ocorra uma interrupção no fornecimento de energia.

Diante das mudanças climáticas e da frequência cada vez maior de eventos de elevada severidade no Brasil, a ANEEL tem adotado uma série de ações para assegurar que o setor elétrico brasileiro tenha maior resiliência e respostas à altura dos desafios que se apresentam, dentre elas a inclusão na Agenda Regulatória do biênio 2024-25 de uma atividade específica de Resiliência de Redes.

Facebook Comments

You may also like

Chuva intensa deixa SC em alerta e impacta cidades com queda de barreira e alagamentos

Santa Catarina está em alerta devido ao grande volume de chuva registrado neste final de semana.