Educação com valor contada em gerações

Educação com valor contada em gerações

- in Personagem da Semana
166
0

Da avó até a neta, família Ruda conta um pouca da História e Dedicação no dia do Professor

O amor e a dedicação da família Ruda e Arnold, contatados para marcar a data do Dia do Professor neste dia 15 de outubro. “Sim valeu a pena e faria tudo de novo”, diz a matriarca da família Ruda, dona Vitória Ruda que hoje está com seus 80 anos. Foi na metade da década de 50 que dona Vitória lecionava em duas escolas em Rio Natal , para chegar até na escola eram de uma hora até uma hora e meia, a pé ou a cavalo.

Dona Vitória se emociona ao lembrar dá época, não tinha serventes nem merendeira. “Os pais, os alunos faziam de tudo para melhorar escola, e a cobrança era muito forte para que as crianças de fato aprendessem”, lembra, até mesmo a limpeza eram feita pelos alunos.
Dona Vitória também observa que na hora do recreio a professora brincava juntos. “Mas tinha muito o lado do respeito, se a professora dizia silencia ninguém mais falava. Hoje tudo mudou a responsabilidade e os valores, Sinto muita saudade daquela época”, diz a professora aposentada, que lecionou para todos os seus 10 filhos. “E não existia proteção, tratava com igualdade”, revela. “Foi uma época especial e de valor”, resume.

Filhas e neta seguiram os passos da mãe
Quem seguiu os passou da mãe, foi Rosangela Ruda, hoje aposentada, após 28 anos de dedicação. Rosangela conta que atuou na Fiação São Bento e na década de 70 decidiu morar no estado do Mato Grosso, ao retornar para São Bento do Sul , surgiu a oportunidade de lecionar, fez o magistério e em sequência a faculdade. “Não era o que eu queria, mas fui me aproximando cada vez mais e hoje me sinto realizada, especialmente com os alunos das séries iniciais”, revela. Rosangela diz que tanto ela quanto sua mãe e sua irmã Marlise Arnold e a sobrinha Jennifer Arnold, que é professora de Educação Física, destacam sempre o dialogo com seus alunos. “Isso aprendemos com a nossa matriarca dona Vitória, que sempre fui uma mulher de coragem e nos espelhamos nela”, revelam.

Origem do Dia dos Professores
No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.

O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.

A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido realmente cumprida.

sbsonline.com.br

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Morre Dr. JULIO TEDDY MIRANDA ASCUI

O pediatra Dr. Júlio tinha 86 anos e deixou um grande legado na medicina