
Um gesto de humanidade marcou uma audiência no Juizado Especial Cível de Lages. Um advogado abriu mão da cobrança de uma dívida após se comover com a história de uma mulher que havia recebido, por engano, um Pix de quase R$ 5 mil.
A transferência aconteceu por erro de nomes semelhantes, quando um escritório deveria repassar valores a clientes após ação judicial. Sem saber a origem, a senhora utilizou o dinheiro para quitar dívidas em um momento de extrema dificuldade.
Na audiência de conciliação, ela se mostrou disposta a pagar em parcelas de R$ 100, mas o advogado, sensibilizado, anunciou a remissão total da dívida, pedindo apenas que fosse lembrado em suas orações.
A conciliadora Eliane Freitas Benin destacou que o episódio emocionou todos os presentes, incluindo acadêmicos de Direito que acompanhavam a sessão. “Foi um momento de grandiosidade, de humanidade, bonito e emocionante”, relatou.
O juiz Geraldo Corrêa Bastos, titular do Juizado Especial Cível, ressaltou que a essência da justiça consensual está no diálogo e na compreensão. “A conciliação não é apenas um meio de encerrar processos, mas de restaurar relações e promover a paz social”, afirmou.


