


Documento emitido pela Defesa Civil aponta que outras duas cidades devem entrar na lista; aporte milionário do governo vai atender outros três estados
O novo relatório emitido pela DCSC (Defesa Civil de Santa Catarina) apontou que até a manhã deste sábado (15) dez municípios do estado decretaram situação de emergência após a passagem do ciclone extratropical, entre quarta (12) e quinta-feira (13). As regiões mais atingidas foram a Oeste e Norte. O governo federal anunciou uma linha de crédito para atender SC.
Bom Jesus, Barra Bonita, São Bento do Sul, Garuva, Entre Rios, Araquari, Flor do Sertão, Maravilha, Herval d’Oeste e Iraceminha já obtiveram o registro de situação de emergência, com pedido de ajuda na reconstrução dos locais afetados pelos fortes ventos e chuva.
Bela Visto do Toldo e Modelo também devem decretar situação de emergência nos próximos dias, de acordo com a DCSC. O relatório aponta um óbito em decorrência do ciclone, em Brusque, de um homem que foi atingido por uma árvore.
A atuação do ciclone extratropical provocou rajadas de vento de 157,4 km/h em Siderópolis, no Sul de Santa Catarina, nesta quinta-feira (13). Não há registro de pessoas desabrigadas e desalojadas.
Governo Federal abre crédito estados atingidos
Uma medida publicada na edição extra do DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (14), abriu crédito extraordinário no valor de R$ 280 milhões para permitir atendimento emergencial com ações das defesa civis nos estado atingidos pelo ciclone extratropical e por chuvas intensas durante a semana.
A MP (Medida Provisória) 1.180/23, editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai atender Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Alagoas. A região do Sul foi alvo de um ciclone durante a semana. No Nordeste um forte temporal deixou desabrigados nos últimos dias.
Os recursos serão distribuídos pelo MIDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional). Não foi anunciado quanto será destinado para cada estado.