Defesa Civil registrou 31 quedas de muros e 112 de ocorrências somente durante a sexta-feira.

Defesa Civil registrou 31 quedas de muros e 112 de ocorrências somente durante a sexta-feira.

- in Sem categoria
552
0

GRAC reúne-se para avaliar ações e situação na cidade em decorrência das chuvas

Na manhã deste sábado (1) o GRAC – Grupo de Resposta e Ações Coordenadas para a situação verificada em São Bento do Sul, esteve reunido para um balanço das ações e para direcionar os próximos passos que serão conduzidos pelo município.

A reunião foi conduzida pela Defesa Civil e contou com todo o secretariado da Administração Municipal, polícia militar, bombeiros militares, Celesc, Samae, demais agentes do município, e também com o prefeito Magno Bollmann e o vice-prefeito Marcio Dreveck.

Situações pontuais foram tratadas para atualização das informações com relação às áreas afetadas pelas chuvas no município.

Vila Schwarz

Diversas pessoas passaram a noite no abrigo montado no salão da igreja da Paróquia São José no bairro Serra Alta. Como o nível da água já baixou, a maioria das pessoas já iniciou a limpeza das casas.

A Defesa Civil vem acompanhando e contêineres serão colocados em dois pontos da Vila Schwarz para que os entulhos sejam depositados pela população.

É importante ressaltar que o retorno em definitivo às casas deverá ser previamente liberado pela Defesa Civil, que realizará o levantamento de danos.

Com relação ao abrigo, todas as pessoas receberam donativos que foram enviados pela população da cidade, que aliás deu um show de solidariedade respondendo de imediato à solicitação de apoio aos desabrigados.

O que vem sendo separado neste momento são os kits de limpeza que serão destinados para a limpeza das casas afetadas.

Centenário

No bairro Centenário equipes da Assistência Social vem trabalhando junto às famílias para realizar um levantamento geral com o objetivo de trazer dados para a tomada das ações necessárias.

Deslizamentos

Equipes da Secretaria de Obras estão em campo para apurar os deslizamentos e liberar os trechos comprometidos.

Quanto a muros que cederam, a Defesa Civil registrou 31 quedas de muros e ainda 112 fichas de ocorrências somente durante a sexta-feira.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, um geógrafo e um geólogo estarão chegando a São Bento do Sul para avaliar a situação das áreas consideradas de risco, que na cidade chegam a 33 áreas mapeadas pela Defesa Civil.

A grande preocupação para os próximos dias devido a previsão de mais chuvas são as ocorrência de novos deslizamentos.

Como o solo está muito encharcado, a tendências é que diversos deslizamentos ainda possam ocorrer, por isso pede-se a atenção da população para sinais de deslizamento e para que evitem áreas de risco.

Falta de água

Como a demanda pelo consumo de água aumentará muito durante o dia em virtude das famílias estarem trabalhando na limpeza das casas afetadas pelas cheias, o Samae informou que há possibilidade de faltar água em alguns pontos mais altos do município temporariamente.

Por isso pede-se à população que use somente o necessário de água durante o final de semana, evitando assim a possibilidade da falta de água em pontos específicos.

Energia e acessos

Quanto à falta de energia, a Celesc vem trabalhando ainda em pontos específicos para restabelecer as ligações.

Conforme informações, foram diversas ocorrências de quedas de postes de energia devido ao solo encharcado. As equipes viraram a noite trabalhando e a situação caminha para a normalidade.

Quanto às vias, a equipe do Detru já informou que todas as vias estão liberadas para os usuários.

Para contato e informar nova ocorrências a população poderá avisar a Defesa Civil através dos telefones 199, 3635-5298 ou 99112-9666.

com fotos

Joberth Krause – MTB 4280SC

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Temperaturas negativas em SC: conheça cinco ações do governo em dias de frio extremo

E a tendência é que na quinta-feira, 18, o fenômeno se repita. A previsão é de temperaturas baixas ao amanhecer, próxima de zero no Planalto Sul e em torno de - 2°C nas áreas mais altas da região, com geada isolada.