Defesa Civil de SC alerta para temporais com chuva intensa e volumosa entre a quinta (16) e o sábado (18)

Defesa Civil de SC alerta para temporais com chuva intensa e volumosa entre a quinta (16) e o sábado (18)

- in Santa Catarina
431
0

Até o sábado (18), a Defesa Civil de Santa Catarina mantém a condição para temporais e chuva volumosa no estado. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações graduais, sobretudo entre o Vale do Itajaí e o sul catarinense. Além disso, permanece o risco alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, vendavais e granizo, como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e de árvores.

Os temporais seguem se formando a partir da tarde no Grande Oeste e áreas de divisa com o RS, e se deslocando para as demais regiões entre a tarde desde quinta (16) e madrugada de sexta-feira (17).

A chuva dá uma pequena trégua na tarde de sexta, mas volta a intensificar no Grande Oeste e áreas de divisa com o RS entre o final da tarde e noite. Nas demais regiões a chuva ganha intensidade entre a noite de sexta e manhã de sábado (18).

Os acumulados previstos para o período entre esta quinta-feira (16) e o sábado (18) são mostrados abaixo. Vale ressaltar que pontuais acima podem ser observados em todas as regiões, especialmente nas áreas próximas à divisa com o RS:

150 – 250 mm no Planalto Sul;
120 – 180 mm Litoral Sul, Alto Vale e Grande Oeste;
100 – 150 mm Médio e Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis;
50 – 80 mm Planalto Norte e Litoral Norte;

Acompanhe a atualização dos Avisos Meteorológicos e dos Alertas Meteorológicos emitidos em tempo real pela Defesa Civil de SC através do site e redes sociais oficiais.

Nota Hidrometeorológica Defesa Civil – Epagri 16/11

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram na atualização desta Nota Hidrometeorológica para informar as condições entre os dias 16 e 18 de novembro de 2023. 

Os próximos dias serão marcados por instabilidade em Santa Catarina, com chuva intensa e temporais frequentes, associadas a áreas de baixa pressão, atuação do Jato de Baixos Níveis (JBN) (responsável pelo transporte de umidade da região Amazônica para o Sul do Brasil) e também a passagem de um sistema frontal.

No período, são esperados acumulados de chuva entre 150 a 250 mm no Planalto Sul, 120 a 180 mm no Litoral Sul, Grande Oeste e Alto Vale do Itajaí e de 100 a 150 mm entre a Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí. Entre o Litoral Norte e o Planalto Norte, os acumulados médios esperados variam de 50 a 80 mm. Todas as regiões, especialmente as áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul, podem registrar volumes pontualmente maiores.

Vale ressaltar que o período mais chuvoso deve ocorrer entre a sexta-feira dia 17 e o sábado dia 18. Há risco alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

Entre domingo (19) e a próxima terça-feira (21) a tendência é de melhoria das condições de tempo, sem grandes volumes de chuva e presença de sol.

SITUAÇÃO HIDROLÓGICA

Nesta quinta-feira já foram registrados volumes significativos de chuva, principalmente nas regiões do Meio Oeste, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e Grande Florianópolis. Ao longo dos próximos dias, ainda são esperados altos volumes de chuva, que devem causar elevação dos rios em praticamente todas as bacias do estado, principalmente entre a sexta (17) e sábado (18), com possibilidade de ocorrência de alagamentos, enxurradas e de inundações graduais, sobretudo nas bacias que compõem as regiões do Planalto Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul e Grande Oeste, com destaque às áreas de divisa com o estado do Rio Grande do Sul, onde o risco é MUITO ALTO. Já nas regiões das bacias hidrográficas do Planalto Norte e Litoral Norte o risco é ALTO para alagamentos, enxurradas e inundações graduais.

Figura: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina. Fonte: DCSC

Segue a previsão de níveis de acordo com o modelo hidrológico nesta quinta-feira (16):

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)

 EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

TwitterEmailWhatsApp

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Procon/SC apoia semana estadual da Recuperação de Crédito da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas

As Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) do estado vão receber os consumidores que estejam cadastrados no SPC em razão de dívidas não quitadas.