Defesa Civil atua na prevenção de desastres

Defesa Civil atua na prevenção de desastres

- in São Bento do Sul
137
Comentários desativados em Defesa Civil atua na prevenção de desastres

A Defesa Civil de São Bento do Sul tem trabalhado constantemente para prevenir que desastres prejudiquem os moradores do município. Serviços como vistorias em áreas de risco são constantes, gerando trabalhos de limpezas de rios, manutenção de encostas, pontes e outras estruturas. 

Estas melhorias normalmente são realizadas em parceria com outros entes, como a Secretaria de Obras e Serviços, após a geração de laudo técnico emitido pelo órgão de proteção. “Nós atestamos pontos onde, por exemplo, há vegetação densa nas encostas dos rios. Isso prejudica a vazão da água quando há chuva forte, podendo ocasionar alagamentos”, explicou o diretor da Defesa Civil, Vilmar Kravec.

Já em 2022 a cidade sentiu a intensificação das chuvas, gerando diversos transtornos em pontos diferentes, e danificando a infraestrutura existente. A Defesa Civil foi fundamental para que os efeitos dos desastres fossem contidos. “A cada ano temos evoluído em equipamentos, capacitações e pessoal. Inclusive, conquistamos junto ao Governo do Estado recursos para a compra de uma escavadeira, que a Secretaria de Obras utiliza exclusivamente na limpeza de rios e córregos”, comenta Kravec.

Outras conquistas importantes estão relacionadas com duas pontes na área rural. Ambas tinham sido arrancadas pela força da água nos alagamentos de 2022 e precisaram ser substituídas por novos kits de transposição em concreto. “A Prefeitura constrói as cabeceiras para que o Governo do Estado instale as novas pontes. A primeira foi feita no ano passado, a conhecida ponte do Ruda. Já a segunda está em obras neste momento, em colaboração com Corupá. A ponte do Gamelão”, afirmou o diretor da Defesa Civil.  

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de São Bento do Sul

Facebook Comments

You may also like

Previsão do tempo indica chuva persistente e volumosa para os próximos dias em Santa Catarina

Na região do Planalto Norte o risco segue alto para inundação ao longo da próxima semana, devido aos acumulados de chuva não só no estado de Santa Catarina, mas também no estado do Paraná, em toda a área da bacia hidrográfica do Rio Iguaçu.