Com novos ônibus escolares, Estado renova 46% da frota

Com novos ônibus escolares, Estado renova 46% da frota

- in Santa Catarina
64
0

Os alunos do ensino fundamental em Santa Catarina terão mais segurança, conforto e acessibilidade durante o trajeto para a escola. O Ministério da Educação (MEC) entregou na manhã desta segunda-feira, 15, 74 novos micro-ônibus escolares ao Governo do Estado, que repassará os veículos a 64 municípios catarinenses. Outros 42 já estão em fase de emplacamento e serão entregues até 31 de agosto, beneficiando 93 cidades ao todo. Os 116 veículos representam uma renovação de 46% da frota.

O ato de entrega foi realizado no hangar da Base Aérea de Florianópolis, com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni (representando o presidente da República, Jair Bolsonaro), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o governador Carlos Moisés, o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, além de outros secretários estaduais e municipais, prefeitos e autoridades.

“O Governo do Estado quer atender a todos os municípios. Precisamos nos preocupar com aqueles que não se desenvolveram. Sem educação, não chegamos a lugar algum, e não é possível ter uma boa educação sem um transporte adequado, uma boa merenda”, afirmou o governador.

De acordo com Moisés, o Estado também atua para aliar o ensino à realidade do mercado, reduzindo a distância entre a teoria e a prática. Ele ainda agradeceu aos deputados federais pelo empenho em viabilizar a emenda que garantiu os recursos para a compra dos ônibus.

O ministro da Educação também parabenizou o empenho dos catarinenses por escolher, na avaliação dele, pessoas que contribuem para o desenvolvimento do Brasil. “São 116 ônibus, 93 municípios, que podem mudar muito o dia a dia das crianças. Graças a pessoas como os catarinenses, vamos mudar o país, dando maior importância à educação básica, à primeira infância. Santa Catarina está sendo ponta de lança desse processo que está mudando o Brasil”, afirmou o ministro.
A entrega dos ônibus faz parte do programa Caminhos da Escola. O investimento para a compra dos 116 veículos foi de R$ 22 milhões, com recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), provenientes de emenda da bancada parlamentar catarinense. Cada micro-ônibus tem capacidade para 29 alunos e acessibilidade total. A manutenção dos veículos caberá aos municípios beneficiados.

“Para mensurar a importância desta entrega, ressaltamos que, entre 2011 e 2016, Santa Catarina adquiriu 252 ônibus escolares. Já esta aquisição, contratada em fevereiro de 2019, representa um aumento de 46% da frota. No início da gestão, fomos procurados pelo Fórum Parlamentar Catarinense para retomar o processo, que aguardava uma resolução desde 2017. Realizamos um mutirão para regularizar os documentos e participar da ata de registro de preços do FNDE. Hoje podemos celebrar hoje esta conquista para a Educação em Santa Catarina”, destacou Uggioni.

Transporte com segurança

A notícia dos novos ônibus deu tranquilidade a muitos pais do interior catarinense. Eloir e Clarice Lima, pais de Maike e Rafael Siqueira Lima, de 12 e nove anos, alunos de Campo Belo do Sul, sabem que, agora, os filhos terão acesso à educação com muito mais segurança. “São 28 quilômetros até a escola e era comum que o ônibus quebrasse e os alunos ficassem a pé ou dependendo de carona de conhecidos. A mãe ficava ansiosa à espera deles. Agora isso não vai mais acontecer. Estamos mais tranquilos”, avaliou o pai.

De acordo com o ministro Onix Lorenzoni, priorizar o ensino básico e a primeira infância é um dos princípios do Governo Federal para a educação. A entrega dos ônibus vai contribuir com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino. “Santa Catarina tem municípios onde muitos quilômetros são percorridos diariamente para ter acesso às escolas”, lembrou. “Com fé, trabalho e humildade, vamos mudar o Brasil. Temos um imenso desafio a vencer”, acrescentou.

Atenção aos municípios de baixo IDH

O Governo do Estado prepara as próximas medidas para a continuidade de melhoria do ensino e renovação da frota do transporte escolar em Santa Catarina. Um novo projeto protocolado junto ao FNDE pleiteia a captação de recursos para a aquisição de mais 200 ônibus escolares, destinados às 50 cidades com o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. De acordo com Moisés, a expectativa é também investir para qualificar os professores nessas localidades.

“Esse é um projeto novo, orçado em R$ 500 milhões, que está em estudo no MEC. Nosso objetivo é melhorar as condições do professor e dar mais oportunidade nas cidades de baixo IDH, com novos laboratórios e estrutura que integre o aluno”, afirmou Moisés.

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Tarifa da Celesc reduz entre -9,77% e -5,53% e consumidor residencial passa a pagar a segunda menor tarifa do País

A empresa atende cerca de 3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 264 municípios do estado de Santa Catarina.