Centro de Autismo de São Bento do Sul será reformado

Centro de Autismo de São Bento do Sul será reformado

- in São Bento do Sul
570
Comentários desativados em Centro de Autismo de São Bento do Sul será reformado

O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo Professora Maria Celeste Novack, localizado no bairro Dona Francisca, recebeu o prefeito Antonio Tomazini na manhã desta sexta-feira (27), para assinar a ordem de serviço que garantirá a reforma de todo o espaço. Após a assinatura, a empresa responsável pela obra, a Claudomir Vieira Construções, terá quatro meses para concluí-la.

Para o prefeito Antonio Tomazini, é de extrema importância investir na qualidade das pessoas com deficiência no município. “É uma ação conjunta para promover o bem-estar das crianças do espectro autista. A gente sabe que esse número está crescendo”, disse. O secretário de Assistência Social, Gilmar Pollum, afirmou que correu atrás para que a obra acontecesse. “Vimos a necessidade de ter um espaço com acessibilidade, apoio e conforto. É direito deles”, garantiu. Geovanna Vicente, gestora do Centro Municipal, está alegre com as modificações. Ela afirmou que todos os colaboradores buscam diariamente aprimorar o ensino aos alunos, e com a mudança, será possível entregar um resultado ainda melhor a eles. “Trabalhamos pela qualidade de vida deles e das famílias, pois não assessoramos somente os alunos, mas sim, todos que fazem parte da vida deles. Ela agradeceu por todo o apoio dado pela Prefeitura de São Bento do Sul à causa autista, como, por exemplo, a recente compra de um carro para uso do Centro Educacional.

Melhorias

De acordo com o engenheiro civil responsável, Marcelo Laynes Milla, o espaço será totalmente mudado. A começar pelo telhado, que será melhor ao atual. A telha que será colocada é a termoacústica, popularmente conhecida como telha sanduíche. “Ela é, atualmente, a melhor do mercado. Vai ajudar na acústica e a manter a temperatura do local. Nós encomendamos na cor azul para dar harmonia ao espaço”, disse o engenheiro. Por falar na cor, que é símbolo do TEA (Transtorno do Espectro Autista), a pintura interna e externa do Centro Municipal será toda em azul, o que difere das tradicionais unidades que envolvem a Prefeitura, todas nas cores verde e vermelho. 

Além dessas melhorias, todos os vidros serão trocados, lâmpadas de LED serão colocadas, banheiros serão reformados e um deles, inclusive, será acessível para cadeirantes. Dentro do quesito acessibilidade, a unidade terá rampas e calçadas laterais. Os pisos do local serão trocados, calhas novas serão instaladas, mais uma sala de aula será aberta para distribuição dos alunos, entre outras melhorias. O orçamento total da obra fechou em R$ 319 mil.

Sobre o Centro

Há um espaço educacional para pessoas com TEA em São Bento do Sul desde 2014, antes no bairro Serra Alta. Em 2022 o Centro Educacional foi mudado para o bairro Dona Francisca. De acordo com Geovanna, a mudança de espaço foi providencial para os alunos, que ficaram mais calmos em um lugar retirado, sem tantos ruídos. Atualmente, o espaço conta com 91 alunos.  

Após o espaço se consolidar, em 2018 a AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas) foi criada, com o objetivo de conseguir mais recursos para implementar no Centro Educacional.

Anna Carolina Azêdo

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de São Bento do Sul

Facebook Comments

You may also like

Resultado Tri Mania 10 – 12

1º SORTEIO R$ 14.000 REAIS Bolas chamadas01 02 03 05 06 07 09 10 13 14 15 18 19 20 23 24 26 27 29 30 33 34 35 37 39 40 41 42 43 44 46 48 52 53 54 55 56 57 60 Título