Assistência Social presta apoio às Famílias Acolhedoras

Assistência Social presta apoio às Famílias Acolhedoras

- in São Bento do Sul
350
Comentários desativados em Assistência Social presta apoio às Famílias Acolhedoras

Despedida. Uma palavra curta, mas tão carregada de sentimentos. Dentro do Serviço de Acolhimento Familiar, a despedida chega para todos, pois, quando a criança ou o adolescente puder voltar ao lar biológico ou for encaminhada à adoção, o acolhimento temporário é encerrado. Mas, sob outro ponto de vista, é possível trocar a palavra despedida por missão cumprida. Assim, o que carregava tristeza se transforma em gratidão por ter contribuído com a socialização e a convivência comunitária de um ser humano.

Ao fim de mais um ciclo como Família Acolhedora, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Bento do Sul, como forma de gratidão, presenteia a família participante com algo para eternizar a passagem da criança ou adolescente por aquele lar: um boneco, confeccionado com os mesmos traços do acolhido, e uma carta pontuando grandes momentos vividos durante o período de acolhimento. Os personagens de pano são confeccionados à mão e com cuidado pelas artesãs do CRAS do município.

A ideia surgiu da psicóloga do Serviço de Acolhimento Familiar Mirela Carolina Fix.  Ela pensou na ação justamente para amenizar a dor da partida, algo temido pelas famílias. “As pessoas pontuavam que não permaneciam ou nem participavam do serviço por conta do momento da despedida. Nós sempre deixamos claro que as crianças vem e elas vão. A convivência não é eterna”, destacou. Depois que as cartinhas e os bonecos começaram a ser entregues aos participantes, Mirela percebeu que a iniciativa trouxe o acalento esperado. “O retorno que nós temos é maravilhoso. As famílias nos relatam que, com os bonecos, se sentem mais confortadas após a partida”, afirmou.

Para a equipe técnica do Serviço de Acolhimento Familiar, é imprescindível que as crianças e adolescentes sejam cuidados, porém, é preciso também que as pessoas que escolhem cuidar sejam assistidas, valorizadas e amadas. “A gente precisa ter as famílias inteiras para o próximo acolhimento. Tudo que a gente, como serviço, puder fazer, orientar e acalentar, será feito”, completou a psicóloga.

O Serviço de Acolhimento Familiar está em busca de famílias que aceitem o desafio e a valiosa missão de contribuir com crianças e adolescentes de São Bento do Sul, vítimas de abandono ou outras violações de direitos. Interessados podem procurar a Secretaria de Assistência Social ou entrar em contato pelo WhatsApp (47) 3633-7436. 

Os participantes passarão por etapas até iniciar o acolhimento, como entrevista inicial com a família, análise da documentação, visita domiciliar, estudo psicossocial e formação inicial.

Anna Carolina Azêdo

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de São Bento do Sul

Facebook Comments

You may also like

Resultado Tri Mania 03 03

1º SORTEIO R$ 10.000 REAIS Bolas chamadas02 06 08 09 10 11 14 15 17 18 20 21 22 23 25 26 27 28 29 30 31 34 35 36 37 39 40 44 48 51 52 53 54 57 58 59 60 Título