
Iniciativa visa valorizar a cultura, história e gastronomia da região; outros três projetos também foram aprovados pela Câmara de Vereadores
Na sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta quinta-feira (3), quatro projetos foram aprovados — três do Executivo e um do Legislativo. Entre os destaques, está a criação do Roteiro Estrada Imperial Dona Francisca, com foco no turismo cultural, histórico e gastronômico do município.
O projeto 78/2025, aprovado por unanimidade, institui oficialmente o roteiro turístico, que terá 8,5 quilômetros de extensão, com início na Casa Eichendorf, passando por patrimônios tombados ao longo do trajeto. A execução ficará sob responsabilidade da Fundação Cultural e do Departamento de Turismo.
“O projeto tem grande relevância. Ele valoriza nossa história e abre oportunidades para o desenvolvimento do turismo local”, destacou o vereador Joelmir Bogo.
Outras aprovações
Outro projeto aprovado foi o 76/2025, que altera a redação da Lei 4.855/2023, referente à composição do Conselho da Cidade (Concidade). A mudança permitirá a inclusão de novos segmentos da sociedade civil e prevê substituição de entidades que não participarem ativamente das reuniões. A alteração, segundo o vereador Bogo, tem o objetivo de agilizar os trabalhos do conselho.
A Câmara também aprovou o projeto do Legislativo 30/2025, de autoria da vereadora Cátia Friedrich, que institui a Política Municipal de Combate à Obesidade. A proposta busca desenvolver ações para enfrentamento da obesidade, promoção da saúde, redução de peso e combate à gordofobia, com atenção especial nos atendimentos em unidades de saúde e educação.
“Temos dados alarmantes sobre obesidade no país e no município. Esse projeto promove respeito e dignidade para as pessoas obesas”, afirmou a vereadora.
Palavra Livre
A sessão contou com manifestações dos vereadores Joelmir Bogo, Zuleica Voltolini, Cátia Friedrich, Terezinha Dybas, Luiz da Luz, Gilmar Pollum, Rodrigo Vargas e Diego Niespodzinski.



Facebook Comments
Acidente na Kaesemodel
Motociclista foi encaminhado ao hospital com dores na perna e no braço após colisão lateral com um Fiat Siena.