Após semana de tempo quente e seco, nova frente fria traz chuvas a partir da sexta-feira

Após semana de tempo quente e seco, nova frente fria traz chuvas a partir da sexta-feira

- in Santa Catarina
506
Comentários desativados em Após semana de tempo quente e seco, nova frente fria traz chuvas a partir da sexta-feira

Nos últimos dias os ventos do quadrante norte mantiveram o tempo quente e seco em Santa Catarina, o que também favoreceu o transporte da fumaça das queimadas das regiões central e norte do país em direção ao estado. 

No entanto, essa situação deve mudar nos próximos dias. Entre a sexta-feira (13) e o final de semana, o avanço de uma frente fria volta a trazer chuva e temporais para todas as regiões. Além disso, com a atuação desse sistema, os ventos, que antes sopravam de norte,  passam a soprar do quadrante sul, mantendo a fumaça afastada de Santa Catarina pelo menos até o início da próxima semana.

Por conta da fuligem presente na atmosfera, há possibilidade da chuva apresentar cor escura, conhecida como “chuva  preta”, em algumas áreas do estado, principalmente no Oeste catarinense, onde ingressa uma maior quantidade de fumaça. O fenômeno já foi registrado no Uruguai e Rio Grande do Sul nos últimos dias e ocorre quando há grande concentração de poluentes na atmosfera.

Além das chuvas, as temperaturas também mudam no final da semana. Depois de dias de bastante calor, com temperaturas acima de 30°C em grande parte do estado, o final de semana será de temperaturas mais amenas, com máximas em torno de 20°C. 

A previsão indica que após um início de mês de pouca precipitação, as próximas semanas devem ser de chuvas mais frequentes no estado.   

#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.

Facebook Comments

You may also like

Edital de inscrições para o Programa CNH Emprego na Pista voltado a motofretistas está com vagas abertas

O Programa, uma iniciativa do Governo de Santa Catarina capitaneada pelo Detran/SC, é uma ação social voltada à empregabilidade e prevê a entrega de até 30 mil Carteiras de Habilitação gratuitamente nas categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus) e E (carreta), além da possibilidade de mudança ou adição de categoria.