Nos últimos dias os ventos do quadrante norte mantiveram o tempo quente e seco em Santa Catarina, o que também favoreceu o transporte da fumaça das queimadas das regiões central e norte do país em direção ao estado.
No entanto, essa situação deve mudar nos próximos dias. Entre a sexta-feira (13) e o final de semana, o avanço de uma frente fria volta a trazer chuva e temporais para todas as regiões. Além disso, com a atuação desse sistema, os ventos, que antes sopravam de norte, passam a soprar do quadrante sul, mantendo a fumaça afastada de Santa Catarina pelo menos até o início da próxima semana.
Por conta da fuligem presente na atmosfera, há possibilidade da chuva apresentar cor escura, conhecida como “chuva preta”, em algumas áreas do estado, principalmente no Oeste catarinense, onde ingressa uma maior quantidade de fumaça. O fenômeno já foi registrado no Uruguai e Rio Grande do Sul nos últimos dias e ocorre quando há grande concentração de poluentes na atmosfera.
Além das chuvas, as temperaturas também mudam no final da semana. Depois de dias de bastante calor, com temperaturas acima de 30°C em grande parte do estado, o final de semana será de temperaturas mais amenas, com máximas em torno de 20°C.
A previsão indica que após um início de mês de pouca precipitação, as próximas semanas devem ser de chuvas mais frequentes no estado.
#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.
Facebook Comments
Golpe: Atenção redobrada aos falsos anúncios de aluguel que circulam na internet
tilizando argumentos como preços abaixo do mercado e a facilidade de poder negociar diretamente com o proprietário, criminosos criam falsos anúncios de aluguel de imóveis em sites e redes sociais com o objetivo de extorquir dinheiro. Como forma de coibir as práticas ilícitas, o MPSC reuniu dicas importantes para auxiliar o cidadão na hora de fechar o negócio e evitar prejuízos.