Antiga galeria pluvial construída com pedras encaixadas é encontrada no Rio Vermelho

Antiga galeria pluvial construída com pedras encaixadas é encontrada no Rio Vermelho

- in São Bento do Sul
340
0

Os trabalhos de implantação de rede pluvial na rua Emílio Engel, no bairro Rio Vermelho Estação, proporcionaram uma curiosa surpresa aos profissionais da Secretaria de Obras que vem trabalhando no local.

Logo nos primeiros metros da via, após o término do asfalto, uma escavação foi realizada com o intuito de conectar uma nova tubulação à antiga tubulação que canaliza um córrego que passa a aproximadamente 4 metros abaixo da via.

Para a surpresa dos profissionais, ao atingirem a profundidade necessária, o que encontraram naquela profundidade não foi uma simples travessa construída com tubos, e sim uma galeria, que inicialmente aparentava ser de concreto, porém, feitas algumas análises, verificou-se que tratava-se de uma galeria construída apenas com pedras encaixadas, e que talvez necessitaria ser desmanchada.

Após a realização de registros fotográficos para avaliar o interior da galeria que tem dimensões aproximadas de 60 x 80 centímetros na parte interna e mais de 10 metros de extensão, verificou-se que seu interior estava em perfeitas condições, proporcionando desta forma que a estrutura fosse poupada e somente uma conexão com a utilização de tubos fosse realizada sob a pista.

Para a própria equipe foi uma grande surpresa verificar tal estrutura.

Conforme relatos, várias estruturas antigas já foram encontradas pelos bairros da cidade, deste as famosas galerias forno de pão, construídas com tijolos, até estruturas construídas totalmente em madeira. Mas com pedras perfeitamente encaixadas como esta, foi a primeira vez.

Durante esta sexta-feira a equipe então trabalhou na conexão da tubulação com a galeria e prosseguiu com os trabalhos de implantação da rede pluvial pela rua Emílio Engel, que futuramente terá um trecho pavimentado com asfalto.

Joberth Krause – MTB 4280SC

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Obras na EBM Adélia Lutz iniciam e escola terá novas quadras esportivas

Mais uma importante obra na rede municipal de