ALERTA DEFESA CIVIL

ALERTA DEFESA CIVIL

- in São Bento do Sul
766
Comentários desativados em ALERTA DEFESA CIVIL

No período de sábado (28) a domingo (29), o risco é ALTO para movimentações de terra nas regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e MUITO ALTO para para as regiões do Grande Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e as regiões do Alto e Médio Vale do Itajaí.

Figura: Mapa de risco para deslizamentos entre às 11h de sábado (28) e às 23h59 de segunda-feira (30). Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

Já foram registradas diversas ocorrências de deslizamentos em todas regiões de Santa Catarina, por isso, cabe destacar que as movimentações podem se desencadear mesmo em períodos sem a presença de chuva. Devido ao solo já encharcado e a diminuição dos níveis de água, o solo busca estabilidade podendo haver movimentações tardias.

Por isso a Defesa Civil reforça para a população ficar atenta a sinais de deslizamentos de terra:

  • Se há inclinação de cercas, muros, postes e árvores;
  • Aparecimento de água e protuberâncias na base da encosta;
  • Sons incomuns, como árvores quebrando e estalos na encosta
  • Rachaduras ou fendas em encostas;
  • Rachaduras novas nas paredes;
  • Portas ou janelas empenarem ou emperrarem de repente;
  • Muros e paredes estufadas;
  • Estalos;
  • Águas mais barrentas que o normal.

  • Rachaduras ou fendas em encostas;
  • Rachaduras novas nas paredes;
  • Portas ou janelas empenarem ou emperrarem de repente;
  • Muros e paredes estufadas;
  • Estalos;
  • Águas mais barrentas que o normal.

Facebook Comments

You may also like

Morador de Rio Negrinho ganha R$ 200 mil na Trimania

1º SORTEIO R$ 10.000 REAIS Bolas chamadas01 02 03 05 07 09 10 13 15 17 18 19 21 23 26 27 28 30 35 37 38 39 40 41 42 43 45 47 49 50 51 52 53 54 57 58 59 60 Título