Administração dá mais um passo para modernizar seus processos

Administração dá mais um passo para modernizar seus processos

- in São Bento do Sul
401
0

Modernização. Esta é a palavra da vez. Em tempos onde a burocracia e o acúmulo de papéis representam um alto custo para a administração pública, e a redução de recursos é uma realidade, a necessidade de inovar, de modernizar, é mais no que imediata para que se possa proporcionar economia e melhor gestão pública.

E pensando nisso é que diversas ações vem sendo construídas, como o recém alvará digital, que está sendo muito elogiado pelos profissionais contábeis, e a partir de agora, a assinatura digital para os secretários da administração.

A apresentação da assinatura digital foi realizada na manhã desta quarta-feira durante a reunião do Comitê Gestor no gabinete do prefeito Magno Bollmann.
A secretária de Administração Margareth Bayer Keiser, primeira secretária da administração municipal a utilizar o certificado digital para assinatura digital de empenhos no sistema, teceu algumas considerações sobre este importante passo da gestão para redução de custos, agilidade e desburocratização.

Segundo Margareth, todos servidores possuem assinatura digital para que os processos físicos, que utilizem papel, sejam eliminados gradativamente, passando somente ao ambiente digital.

Com a certificação digital adquirida para os secretários municipais, estes poderão a partir de agora assinar todos os empenhos de suas pastas diretamente no sistema, proporcionando neste primeiro momento uma economia de tempo, pois o processo é extremamente ágil.
A secretária de Finanças, Rosilane Zélia dos Santos, já utiliza a assinatura digital para empenhos e destacou a agilidade que o sistema proporcionou a partir da assinatura digital.

Margareth também enfatizou que a Secretaria de Administração também passará a não aceitar mais memorandos em papel, sendo aceitos somente via sistema.

O diretor de TI Paulo Roberto Uhlig demonstrou a operacionalidade do sistema com a utilização da assinatura digital para os secretários, que neste momento estarão assinando os empenhos através do sistema.

Paulo apresentou simulações que demonstraram como assinar os empenhos via sistema, a real praticidade da operação e a velocidade do processo. “O empenho deve ser assinado de qualquer computador, e em breve poderá ser acessado via sistema mobile, assim que a compatibilidade desta parte do sistema estiver implementada”, concluiu.

Economia
Além da economia com mão de obra, pois os processos físicos envolvem um trâmite burocrático que passa por vários setores e por diversos profissionais, a Administração terá uma economia com papel e impressões.

Somente no ano de 2018, sem considerar as fundações e autarquias, foram utilizadas uma média de 19 mil folhas impressas para os empenhos. Neste ano de 2019, até agora, este volume já está em 9 mil folhas.

Assim que todos os secretários estiverem utilizando a assinatura digital nos empenhos, e assim que o Tribunal de Contas deixar de exigir a via impressa arquivada, os resultados dos custos com papel e impressão terão uma significativa redução, registrando economia à Administração.

O prefeito Magno Bollmann mostra-se totalmente a favor e incentiva cada vez mais a modernização da Administração. “A tecnologia está aí a nosso favor. Temos um sistema moderno e ferramentas necessárias para cada vez mais nos tornarmos digitais. Esta é a tendência”, concluiu o prefeito.

Joberth Krause – MTB 4280SC
Assessoria de Imprensa


Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Dona Margarida Kautnick comemora 102 anos

Mulher residente no bairro Cruzeiro completa 102 anos.